quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

De joelhos em campo para reclamar salário (vídeo)

Os jogadores do Granada estão fartos de não receber salário. E decidiram organizar um protesto, para que toda a gente soubesse. No domingo, na partida com o Melilla, toda a equipa ajoelhou no relvado, durante um minuto, quando o jogo se preparava para começar. Solidários, os adversários limitaram-se a trocar a bola. No fim, os futebolistas apenas tiveram apoio dos adeptos: o único dinheiro que levaram para casa foi a receita de bilheteira da partida.

Durante o protesto, os jogadores exibiram camisolas dirigidas ao presidente do clube: «Paco Sanz, temos de receber já.» Mas Paco Sanz nem sequer estava no estádio. Aliás, o presidente já pediu a demissão, junto com toda a direcção, estando previstas novas eleições.

Valeram os adeptos. O jogo, que contava para a II Divisão B espanhola, foi considerado dia do clube e a bilheteira rendeu 15.058 euros, que jogadores e equipa técnica dividiram entre si: 537,78 euros para cada um. No final, o Granada venceu por 1-0 e os jogadores saíram ovacionados pelo público.

«Agradecemos aos adeptos o esforço que fizeram para pagar o ingresso neste jogo e ajudar a apaziguar a nossa precária situação económica. Dedicamos-lhes a vitória», afirmou o capitão Javi Garcia, citado pela Marca.

Veja as imagens do protesto



Fonte: MaisFutebol

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Um relato de um repórter de guerra‏

São neste momento 11h00 e mais um dia passado, mais um dia vivo. A situação não podia ser pior, as forças Helghast estão a atacar em massa e estar a escrever mais uma frase deste texto é, sem dúvida, cada vez mais improvável de acontecer.

Já passaram cinco dias desde a minha chegada a Helghan e o cenário torna-se cada vez mais difícil para os sobreviventes (os poucos que ainda se aguentam), pois o ar é rarefeito devido à enorme nuvem de fumo que se vem acumulando e os inimigos vasculham cada casa, cada beco à procura de mais uma «razão» para puxar o gatilho. Os corpos acumulam-se e são queimados, deixando no ar um cheiro a carne putrefacta, quase impossível de suportar.

O grupo no qual tenho estado a sobreviver nestes dias perdeu dois membros recentemente, um homem e o seu filho quando estes tentavam arranjar comida numa espécie de mercearia, quando foram surpreendidos pelas tropas Helghast que de imediato pôs fim às suas vidas incendiando a mercearia. Os gritos de agonia e terror de um pai e seu filho a serem consumidos pelas chamas são algo tenebroso que nos persegue a cada instante. «Nada podíamos ter feito para os salvar» uma frase que muitas vezes se tornava numa interrogação nas nossas mentes.
Estamos numa luta desigual em menor número e sem armas, apenas sobrevivíamos. Quando perguntei ao grupo o que sente quando vê mais um dia nascer respondem-me com muita calma e com um tom de voz de quem já está a chegar ao seu limite: «Quando olhamos para mais um dia ao acordarmos de manhã fazemos sempre a mesma pergunta, estaremos vivos ou apenas a respirar?».

As horas da noite eram sem dúvida as mais difíceis, estando metade do grupo acordado e o restante a dormir e vice-versa em turnos de três no máximo quatro horas. O local não era sempre o mesmo, era até as forças lá passarem e termos de nos mudar. Por sorte (se é que sorte tem significado nesta situação) encontrávamos por vezes bastantes alimentos nas casas onde ficávamos. As mulheres e crianças alimentam-se em primeiro lugar seguido dos homens mas sempre tentando poupar o máximo possível de alimentos, pois a «sorte» podia ser diferente no dia seguinte.

Acabo este texto com o feliz sentimento de estar vivo...espero ver mais um dia nascer para eu também me interrogar:«Estarei vivo ou apenas a respirar?»

sábado, 21 de fevereiro de 2009

A RTP1 transmitiu, só faltam comentadores...

Penso que devemos dar os parabéns à RTP! Afinal de contas conseguiram levar uma transmissão até ao final do jogo. Bravo!

A qualidade é que continua ausente por aquelas bandas. Neste momento, os comentadores deste (ou de outro qualquer) canal montam um autêntico circo sempre que é preciso julgar um lance complicado, sobretudo se este «beneficia» o FC Porto.

Na jogada da grande penalidade sobre Hulk é perfeitamente perceptível que o jogador do Paços de Ferreira tenta fazer o desarme, indo à bola. Simplesmente, esse alívio não funciona. Hulk ficava em melhor posição para continuar a sua jogada para golo. O defesa do Paços de Ferreira sabia-o e «esqueceu-se» da perna junto ao Hulk, só para ter a certeza que o avançado do FC Porto não continuava. Penalty claro.

Bastava uma repetição para ver isso. Mas nos estúdios deste (ou de outro) canal, deve ser complicado ser peremptório e dizer «é penalty claro a favor do FC Porto».

Mais tarde, Carlos Carneiro introduz a bola na baliza do FC Porto, de forma ilegal. A bola ia para fora, mas o jogador encontrava-se no seu caminho e desvia-a da sua trajectória com o braço. No andebol seria legal, no futebol não pode ser. Mais uma vez...conversa dos comentadores até não poder mais - isto com o jogo a decorrer e o FC Porto a desperdiçar oportunidades de marcar - até que um deles se sai com esta pérola: «se fosse eu o árbitro tinha deixado passar».

Algo que jamais ouviremos dizer «ao contrário». Jamais dariam essa mesma dúvida se o «beneficiado» fosse o FC Porto. As imagens, bem como as análises dos jornais do dia seguinte, foram claras relativamente à legalidade da penalidade a favor do FC Porto, e à ilegalidade do golo do Paços de Ferreira. Curiosamente, os próprios "directos" dos sites dos jornais do costume não apontaram, a «quente», em sentido contrário. Apesar da clareza das imagens, fiquei admirado. A velha questão das fasquias...

Termina por aqui a «acção» da RTP, mas o circo ainda não tinha terminado.

Aparece um jogador do Paços de Ferreira no «flash interview» a fazer o «frete» de certa máquina de comunicação, a dizer que o golo do Paços era legal e que não tinha existido penalty. E ainda disse outra engraçada...o golo do Paços era importante porque ainda havia muito tempo para jogar!

O jogo estava nos minutos finais. E durante esse tempo, foi o FC Porto que podia ter feito funcionar o marcador. Não que os comentadores tivessem estado muito atentos a esse facto, até porque a discussão estava acessa à volta dos lances «polémicos» da partida.

FC Porto TV (nem que seja uma versão na net) para quando?

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Um «cão de fila» chamado Fábio Coentrão

Fábio Coentrão é um jogador da formação do Rio Ave, que começou a ganhar relevo quando foi contratado pelo SLB. Claro está, estávamos perante uma daquelas grandes esperanças do futebol português que na Luz foi despontando para o ... anonimato.

Não resistindo ao circo habitual tão característico da 2ª circular, acabou emprestado, para chegar este ano ao ponto de partida, ao Rio Ave.

Já no jogo da primeira volta, viu-se claramente que o empate conseguido frente ao FC Porto foi assim como que vencer um Mundial. O jogador acabaria expulso desse jogo. Mas a «missão» já estava cumprida e com certeza que os «patrões» iriam valorizar o seu esforço.

E o que dizer então daquele «esforço» no Dragão? Num jogo que poderia estar com um resultado de 4 ou 5 a zero, Coentrão faz um dos poucos golos da sua carreira, empatando o jogo e oferecendo a ilusão aos «patrões» que um empate era possível.

O golo já era de belo efeito, mas em atenção aos «patrões», festejou o golo virando-se para os adeptos do FC Porto insultando-os de tudo e mais qualquer coisa, fazendo ainda gestos sugerindo que o FC Porto iria descer na classificação geral.

Acabaria substituído...era hora de defender o empate e às tantas, o jogador ainda acabava novamente pegado com os jogadores do FC Porto. As imagens mostraram no banco um Coentrão «gozão» com a situação e com os adeptos do FC Porto. É da escola «vermelha», não há qualquer dúvida.

No final do encontro, enquanto que na RTP em Lisboa se «levava na cabeça» e se preparava um pedido de desculpas esfarrapado e à pressa, Coentrão voltava a fazer das suas no tunel de acesso aos balneários, dizendo na entrevista, pasme-se que o FC Porto chegou à vitória por causa do árbitro, contestando a validade dos 2 primeiros golos.

Quem não gostou nada disso foi Antero Henrique, que não terá gostado de ouvir o que disse o extremo do Rio Ave, que já não estava em campo, nem, alegadamente, em posição de poder ajuizar o lance.

É que Coentrão é um bom cão de fila e está, claro, a tentar fazer pela vida. Em campo marcou um golo, fora dele contribuiu para o circo tão do gosto do seu «patrão», o Sr. Luís Filipe. Com prestações assim, quem sabe se um regresso ao circo não estará para breve?

Convenhamos que Coentrão se enquadra perfeitamente no perfil...

Mensagem ao Senhor Provedor da RTP

Sr. Provedor,

V. Exa é, na minha modesta opinião, detentor de um recorde um Portugal. Não daqueles recordes que o SLB encomendou ao Guinness. Não...este recorde que V.Exa detém é bem real, e é impressionante: tanto tempo de antena, e no entanto acho que ninguém percebe o que V.Exa anda a fazer.

Ainda não teve tempo de endereçar as muitas queixas dos adeptos do FC Porto? É que os Dragões não são Portugueses de 2ª, e merecem usufruir do serviço público que os outros usufruem.

Está aí uma boa oportunidade para o fazer. Uma boa oportunidade para mostrar serviço e para percebermos, finalmente, o que V.Exa faz...

O que aconteceu na transmissão do FC Porto-Rio Ave pode ter sido uma falha técnica. As falhas acontecem em todo o lado. Bom... na RTP talvez mais do que nos outros canais, mas o que está em causa na é a falha, mas sim a atitude que a RTP teve para com o FC Porto e os seus adeptos.

Logo após o 2º golo, a RTP deixou de ter sinal, e aparece para transmitir vários minutos de publicidade antecedendo um telejornal. deixando à beira de um ataque de nervos muitos Dragões.

Chega a hora do telejornal. Sr. Provedor, temos consciência que o país tem mais do que se preocupar para que se começe a falar de um jogo de futebol. Ou melhor, isso às vezes acontece, mas geralmente não é um tratamento dado ao tricampeão do país...

Aos 8 minutos do mesmo jornal, finalmente temos um breve pedido de desculpas. No fim do telejornal, um resumo mais curto do que é habitual, a visão dos golos e mais uma referência a um pedido de desculpas. Seco e a despachar, que os «Portugas» de 2ª não merecem mais...

Diga-nos, Sr. Provedor, o que aconteceu durante estes minutos? Diga-nos quem é que ficou com os ouvidos «quentinhos» para que aparecesse aquele desajeitado pedido de desculpas aos 8 minutos de telejornal...

É que nem o «pivot» do telejornal disfarçou o incómodo em estar a fazer aquilo. A RTP, como infelizmente muitas e muitas entidades neste país, acha que está sempre a fazer favores aos outros. Pedir desculpas por ser medíocre? Decididamente não está na moda. Que raio de país este, Sr. Provedor. Isto é realmente um país a fingir.

Mostre que o Sr. não é a fingir. Mostre-nos que é «real» e que a sua posição não é só para «inglês ver».

Mostre serviço!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O Melhor Emprego do Mundo


Basicamente isto consiste em 6 meses numa ilha da austrália.. Terás que manter um blog actualizado, explorar a ilha, dar de comer a peixes, limpar a piscina e coisas do género.

Resultado Final: 75 mil euros

Para te tentares inscrever e ser um dos sortudos (faltam apenas 12 dias) vai : http://www.islandreefjob.com/

Terão existido dois jogos?


Confesso que a leitura diária dos jornais me reconforta. É interessante perceber que a inveja continua a comprometer a seriedade e a cegueira a subverter os princípios da profissão. Será sempre assim no caso do FC Porto. É um excelente reflexo da nossa competência e não costuma justificar mais que um encolher de ombros. Esta segunda-feira, todavia, detive-me na primeira página da O Jogo. Fogo nela!

«Erro confirma líder». A manchete é suportada pela unanimidade do Tribunal de Árbitros, mas esquece que, aos 18 minutos, Reyes rasteirou Lucho González, como confirmam as opiniões dos três ex-juízes. Apesar de concordar com a decisão de Pedro Proença, António Rola diz que Lucho sofreu de facto um toque, mas deixa no ar a lógica da lei da vantagem. Não há lei da vantagem numa grande penalidade, caro Rola!

O Jogo fechou os olhos a duas evidências: uma grande penalidade e uma entrada violenta de Sidnei sobre Lucho González, que se enquadrava num cartão vermelho. Tudo isto ainda na primeira parte, com um empate sem golos. Não acham que mudaria por completo o clássico? Talvez o lance aludido na capa de hoje não merecesse sequer referência nas páginas interiores… Mas que importa isso? Para quem não é isento, de facto, não conta para nada… De relevar, isso sim, apenas o tom da ocorrência.

Será sempre assim, já o disse. O fogo do Labaredas, porém, não pode ser reprimido. É que no preciso momento em que lia os jornais, passei os olhos pelo resumo da RTP. A mesma lógica, desta vez com uma agravante: nem uma referência ou imagem do penálti sobre Lucho González. Perfeito para agradar a quem manda! O F.C. Porto, de facto, serve-lhes para tudo. Menos para serem felizes.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O maior clube para os portugueses entre os 15 e os 39 anos

Sinais dos tempos. Este género de estatística (realizada em 2008) não provocará grande admiração entre os mais atentos, que sabem que as últimas décadas de futebol em Portugal viram apenas um Clube destacar-se, quer a nível nacional, quer a nível internacional - o FC Porto.

Diz uma estatística da responsabilidade do ISCTE, que o FC Porto é o clube com mais adeptos entre os portugueses compreendidos entre as faixas etárias que vão dos 15 anos 39 anos.


Entre os 15 e os 39 anos está muito boa gente que só viu o FC Porto vencer. Nestas faixas etárias há muita gente que nunca viu o seu clube levantar uma taça internacional, nunca sentiu a sensação de ser campeão da europa ou do mundo (é à escolha do freguês). Vivem do passado, das histórias que lhes contam os pais (os avós ?).

No meio disto, há um clube que está bem ciente disto e que tudo faz para dar a volta a esta situação...enfim, tudo menos ganhar no campo. Ele é kits de sócio para jovens, para os animais domésticos, para o tio, para a prima. Estão em tudo o que é comunicação social em constante intoxicação de massas. Este desespero também joga a favor do FC Porto, porque esta coisa de nos contarem histórias da "carochinha", sem se verem resultados práticos, também cansa, até os mais desatentos...

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Uma das capacidades fantásticas do nosso cérebro

De aorcdo cmo uma peqsiusa
uma uinrvesriddae ignlsea,
não ipomtra em qaul odrem as
Lteras de uma plravaa etãso,
a úncia csioa iprotmatne é que
a piremria e útmlia Lteras etejasm

no lgaur crteo. O rseto pdoe ser
uma bçguana ttaol, que vcoê
anida pdoe ler sem pobrlmea.

Itso é poqrue nós não lmeos
cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa
cmoo um tdoo.

Sohw de bloa.


Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia correctamente o que está escrito.

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!