segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Chaves para a beta de Bad Company 2

Os nossos colegas da República Checa são mesmo uns amores, mais precisamente o meu colega Jan, que me informou que estão a oferecer chaves para a beta de Bad Company 2, para a PlayStation 3. E claro, esta oferta poderá ser beneficiada por vocês, nossos caros leitores.

Como é habitual, nem precisam de se registar, mas apenas de efectuar login no site Checo. Aqui fica o link para oferta das chaves. Bons testes.

Fonte: eurogamer

Call of Duty: Modern Warfare 2 Prestige Edition Xbox 360 - Paredes - Videojogos - Consolas

Call of Duty: Modern Warfare 2 Prestige Edition Xbox 360 - Paredes - Videojogos - Consolas

Ministra da Cultura diz que Portugal não pode cortar Net a piratas

O Parlamento Europeu aprovou recentemente a Regulação das Telecomunicações , mas o polémico corte de acessos à Net de piratas não deverá ser transposto para Portugal tão depressa. E isto porque a lei portuguesa não considera crime a distribuição e descarga de conteúdos que não respeitam os direitos de autor na Internet.

No Conselho de Ministros da Cultura, que teve lugar na sexta-feira, Gabriela Canavilhas lembrou que a lei portuguesa ainda não é clara quanto ao download ilegal e às penas previstas para incorre nesta prática.

Além do "vazio legal", a ministra da Cultura deu a conhecer uma visão diferente da nova Regulação das Telecomunicações da UE, que prevê a aplicação de penas a quem copia conteúdos piratas na Internet.

"Penso que devemos penalizar o servidor que permite que os 'downloads' sejam feitos e aí é muito mais fácil actuar e fazer legislação", argumentou Gabriela Canavilhas, citada pela Lusa.

Fonte: exameinformatica

domingo, 29 de novembro de 2009

Disney cria primeira princesa negra

Preconceitos à parte, a Disney criou pela primeira vez uma protagonista negra. Chama-se Tiana é uma jovem africana que vive no French Quarter, um famoso bairro de Nova Orleans, capital do jazz. A heroína vive entre o sonho de ser rica e de abrir um restaurante na cidade, mas acaba por encontrar um sapo enfeitiçado.

No entanto, está longe de ser a velha história da princesa que beija o sapo e que o transforma em príncipe. O sapo enfeitiçado é apenas o início do clímax.

Será a primeira vez que podemos assistir a uma heroína negra vestida com toda a pompa e glamour, quebrando as barreiras culturais.

O filme, que utiliza desenhos à mão, conta com as participações da cantora da Broadway Anika Noni Rose que dá voz à protagonista e ainda a mediática Oprah Winfrey que faz de mãe de Tiana.

A banda sonora é da autoria de Randy Newman, já nomeado para Óscares por filmes como "Toy Story".

Com estreia esta semana nos Estados Unidos, o filme chega a 4 de Fevereiro às salas portuguesas.


Fonte: destakes

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Parlamento Europeu aprova lei do corte da Net a Piratas


O desfecho já era mais ou menos previsível, depois de representantes do Conselho Europeu (CE) e do Parlamento Europeu (PE) terem chegado a acordo sobre algumas matérias sensíveis da nova regulação, no início de Novembro.

Mas na regulação aprovada hoje (510 votos a favor; 40 contra; e 24 abstenções) há um ponto que promete prolongar a polémica: o texto não esclarece se o corte de acessos à Net dos piratas tem de ser submetido à apreciação de um juiz.

Segundo o Público, a nova regulação das telecomunicações defende que as medidas punitivas respeitem o princípio da proporcionalidade e sejam aplicadas apenas depois de o(s) suspeitos(s) se pronunciarem sobre o assunto.

Além do direito ao recurso, a nova regulação estipula que o corte de acessos à Net só possa ser aplicado quando há provas de download de software e/ou conteúdos piratas.

Quanto à participação das autoridades judiciais o texto é omisso.

As notícias veiculadas após o acordo que o CE e o PE alcançaram no início de Novembro justificaram esta omissão com a necessidade de respeitar o enquadramento jurídico de cada país.

Aparentemente, Vivianne Reding, comissária Europeia para a Sociedade da Informação, não vê qualquer motivo para dúvida no texto agora aprovado pelo PE. E ontem, aquando de uma conferência em Barcelona, lembrou que os países que optarem pelo corte de acessos à Net sem decisão de um magistrado entram em conflito com a nova regulação.

O Ministério da Cultura português ainda não se pronunciou sobre o corte de acessos à Net previsto pela nova regulação das telecomunicações.

Além do corte de acessos à Net, a Regulação das Telecomunicações prevê que os consumidores dos 27 estados-membros possam transferir-se entre operadores num prazo de 24 horas.

A regulação estipula ainda que só com o consentimento dos cibernautas se possa fazer a instalação de cookies.

Fonte: exameinformatica

terça-feira, 24 de novembro de 2009

domingo, 22 de novembro de 2009

WWF - Vota Planeta

O Planeta vai a votos, no próximo mês de Dezembro, a uma escala mundial.
A decisão pende entre o nosso Planeta e o aquecimento global.
E tu, de que lado estás!?

A 28 de Março de 2009, mais de 1.200 milhões de pessoas deram o seu voto a favor da Terra ao apagarem as suas luzes, durante os 60 minutos da Hora do Planeta, num gesto simbólico contra o aquecimento global e as alterações climáticas.

Esse desligar do interruptor, foi a primeira escolha do mundo a favor do Planeta.

Mas a luta ainda não está no fim!

Vídeo da campanha Vota Planeta:



Rumo a Copenhaga

Em Dezembro de 2009, os Chefes de Estado de todo o mundo reúnem-se, em Copenhaga, na Cimeira das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas.

O compromisso é claro: assinarem um acordo global climático capaz de substituir o débil e ineficaz Acordo de Quioto, que termina em 2012.

Para garantir que este acordo é justo e eficiente, a WWF está a trabalhar a nível mundial para angariar vozes e votos suficientemente fortes para mostrar de forma inequívoca aos nossos líderes que estamos atentos e queremos uma acção concreta e indubitável contra o aquecimento global.

Por isso, a tua participação é muito importante! Este é o tempo da derradeira decisão. Ajuda a espalhar esta mensagem de alerta contra o aquecimento global!

VOTA PLANETA!

Para mais informações: http://www.wwf.pt/

Liga ou Federação - a incompetência é a mesma

Bem que andava a achar estranho esta história toda à volta da falta de condições do estádio da Oliveirense. Cheguei a pensar que era «frescura» a mais, até porque demos ao país um dos seus dois títulos intercontinentais num autêntico lamaçal. Mas afinal, estava enganado...e o FC Porto, mais uma vez, estava certo...

Isto já se anunciava, e apesar do esforço do FC Porto em resolver a situação, não avançámos nem um centímetro. O Presidente da Oliveirense, esse, aproveitou para se "solidarizar" e...para capitalizar a situação junto das "forças vivas da cidade" (isto incluirá o Sr. Hermínio Loureiro?) para que no futuro o Oliveirense tenha... um estádio novo, pois claro!

Entretanto, o tal clube que, segundo o Presidente da Oliveirense, tem responsabilidades até a nível internacional, vê o seu calendário ainda mais complicado. A Oliveirense, pelo seu lado, é capaz de achar muito complicado a data já sugerida pelo FC Porto, até porque o seu calendário deve ser muito pesado, bem mais do que o do FC Porto, certamente!

E a Federação? Claro está, declina responsabilidades. No país em que toda a gente declina responsabilidades e no país onde os dirigentes (uma classe muito ampla...) nunca sofrem na pele as consequências da sua incompetência, isto é mais do que normal.

Além do mais, a Oliveirense até podia ter feito o jogo noutro estádio, ganhava muito mais receita, e aproveitava para dar descanso ao seu relvado. Mas...não. Nesta altura só aparecem barreiras de todo o género, e que se lixe o "vizinho". E se calhar, se isto for bem "apresentado" pelos "média", ainda podem "bancar" os coitadinhos, pelo facto de terem investido numa bancada e não houve jogo.

Todos sabemos o que tinha acontecido se o adversário fosse um clube de Lisboa. Aí movem-se, como se sabe, montanhas para resolver problemas destes.

E digam lá se não teve imensa piada isto ter acontecido na terra do Sr. Hermínio Loureiro, o tal que é presidente (?) da Liga e acumula com o cargo de Presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis. Este país está realmente de tanga.

Felizmente, está bom é para estar em casa, e para começar a pensar JÁ no jogo de quarta-feira. Que bom! Que bálsamo é este da Champions League, a "nossa" prova por excelência.

Artigo de opinião escrito por www.fcporto.ws

sábado, 21 de novembro de 2009

Dragon Age: Origins Xbox 360 - Paredes - Videojogos - Consolas

Dragon Age: Origins Xbox 360 - Paredes - Videojogos - Consolas

SAW - The Videogame Xbox 360 - Paredes - Videojogos - Consolas

SAW - The Videogame Xbox 360 - Paredes - Videojogos - Consolas

Assassins Creed II Xbox 360 - Paredes - Videojogos - Consolas

Assassins Creed II Xbox 360 - Paredes - Videojogos - Consolas

Call of Duty: Modern Warfare 2 Xbox 360 - Paredes - Videojogos - Consolas

Call of Duty: Modern Warfare 2 Xbox 360 - Paredes - Videojogos - Consolas

Dragon Ball: Raging Blast Xbox 360 - Paredes - Videojogos - Consolas

Dragon Ball: Raging Blast Xbox 360 - Paredes - Videojogos - Consolas

Left for Dead 2 XBOX 360 - Paredes - Videojogos - Consolas

Left for Dead 2 XBOX 360 - Paredes - Videojogos - Consolas

Dragon Age: Origins PS3 - Paredes - Videojogos - Consolas

Dragon Age: Origins PS3 - Paredes - Videojogos - Consolas

SAW - The Videogame PS3 - Paredes - Videojogos - Consolas

SAW - The Videogame PS3 - Paredes - Videojogos - Consolas

Ratchet & Clank: A Crack in Time PS3 - Paredes - Videojogos - Consolas

Ratchet & Clank: A Crack in Time PS3 - Paredes - Videojogos - Consolas

Assassins Creed II PS3 - Paredes - Videojogos - Consolas

Assassins Creed II PS3 - Paredes - Videojogos - Consolas

Call of Duty: Modern Warfare 2 PS3 - Paredes - Videojogos - Consolas

Call of Duty: Modern Warfare 2 PS3 - Paredes - Videojogos - Consolas

Dragon Ball: Raging Blast PS3 - Paredes - Videojogos - Consolas

Dragon Ball: Raging Blast PS3 - Paredes - Videojogos - Consolas

CãoAzul lança t-shirts sobre novo fenómeno do YouTube

Primeiro o vídeo:



Depois as t-shirts:

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Novo estudo destaca elevado número de Xbox 360 avariadas no Reino Unido

Os vários estudos e inquéritos aos utilizadores continuam a mostrada a elevada taxa de erros e avarias nas consolas da actual geração mas sobretudo, o destaque vai para o elevado número de consolas Xbox 360 que sofrem problemas, como já sucedeu em inquéritos efectuados nos Estados Unidos.

Depois do estudo da revista norte-americana Game Informer, agora chegou a vez do Reino Unido. A CNET UK publicou os resultados de um inquérito publicado tendo por base 1128 inquiridos britânicos que possuíam uma consola (591 tinham uma Wii, 562 tinham uma Xbox 360 e 473 tinham uma PlayStation 3; havia utilizadores que tinham mais que uma consola mas não foi especificado o número).

Os resultados do inquérito indicam que 60% das consolas Xbox 360 tinham avarias de vários tipos, enquanto que na PS3 16% queixavam-se de já ter tido algum tipo de avaria, e na Wii esse número passava pelos 6%.

Segundo o estudo, no caso da Xbox 360, as avarias eram mais propensas a dar-se durante os primeiros 12 meses de vida da consola, com 47% das consolas a sofrerem do famoso "Anel Vermelho da Morte" nesse período de tempo. Cerca de 72% recorreram ao serviço técnico da Microsoft, e 15% decidiram arranjá-la por sua conta e risco.

Fonte: eurogamer

terça-feira, 10 de novembro de 2009

10/11/2009 Três quedas anunciadas, Crónica Miguel Sousa Tavares

Três quedas anunciadas

Por miguel sousa tavares

Sexta-feira caiu Paulo Bento no Sporting; sábado caiu o Sp. Braga em Guimarães; e domingo caiu o FC Porto no Funchal. Para quem está atento ao futebol, nenhum destes desabamentos do fim-de-semana traz espanto algum.Paulo Bento caiu por exaustão: mesmo a Senhora de Fátima, que dizem que faz tantos milagres, de vez em quando deve cansar-se. Se um clube não tem dinheiro, não pode comprar bons jogadores; se não tem bons jogadores, não pode ter uma boa equipa; se não tem uma boa equipa, ainda poderá disfarçar durante um tempo, mas fatalmente acabará por não ter bons resultados; e, sem equipa e sem resultados, não há nenhum treinador do mundo que se aguente. Tão simples quanto isto.

Muito gostaria de saber o que fariam os tais «terroristas» de que fala Bettencourt, sentados na cadeira de Paulo Bento: conseguiriam transformar o Caicedo ou o André Marques ou o Pedro Silva ou o Postiga em bons jogadores? Ou conseguiriam inventar dinheiro, esgravatando nos já tantas vezes vendidos, revendidos e voltados a vender terrenos de Alvalade? Isto, a curto prazo. Porque, a longo prazo, pode ser que eu esteja enganado, mas mantenho a tese aqui exposta há uns tempos: há duas instituições em Portugal cujo destino inexorável me parece ser a morte lenta (visto que morte súbita não há, por aqui) — o PSD e o Sporting Clube de Portugal. Para já e como se viu, a saída do «suspeito n.º 1» não teve o efeito milagroso que os «terroristas» esperavam…

Caiu o Braga em Guimarães e com toda a lógica e justiça. Pese à simpatia que me merece Domingos Paciência e à infinita gratidão e saudade que tenho pelo seu passado de n.º 9 do FCP, eu tinha-me abstido, até agora, de abordar o desempenho do Braga e, menos ainda, de embarcar no coro de loas de tantos comentadores ávidos pelo aparecimento de mais um «candidato», fora do clube dos três. Compreendo e subscrevo o desejo, mas ele não passa disso: o Braga não é candidato. Não é, como o Guimarães nunca chegou a sê-lo há dois anos e como o Boavista de outros tempos também nunca o foi — excepto nas circunstâncias descritas no livro do Fernando Mendes, sobre o qual tem recaído um eloquente silêncio geral.

O Braga não é candidato, como bem se viu em Guimarães, porque lhe falta cultura e atitude de vitória, regularidade na concentração e vontade, capacidade de querer, de acreditar, de ousar. E falta-lhe também uma equipa à altura dos desejos: tinha melhor, bem melhor equipa, no ano passado, quando «o novo Mourinho», como lhe chamou António-Pedro Vasconcelos, não conseguiu melhor do que um quinto lugar no campeonato.

Este ano, o Braga tem uma boa defesa, um meio-campo aceitável, um ataque onde só Alan tem verdadeira categoria e um guarda-redes, que é o da Selecção, ilustre continuador da escola do seu antecessor, Ricardo — para quem cada bola aérea é um drama sem solução. É curto, é pouco, a juntar à falta de hábitos de conquista, para justificar uma candidatura ao título. E só lamento, pessoalmente, que a extensão do meu último texto não me tenho permitido dizer isto mesmo a semana passada — justamente após a vitória sobre o Benfica, que não me convenceu.

Enfim, a terceira queda do fim-de-semana foi a do FC Porto às mãos do Marítimo. Quem, como eu, segue há tanto tempo e tão atentamente as sucessivas equipas do FC Porto, já podia prever facilmente o que ia suceder — e sobre isso, sim, venho escrevendo aqui, há algumas semanas. Bastou-me ver os primeiros quinze minutos de jogo, para mandar um sms a um outro portista: «Hoje perdemos».

Deixem-me ser directo: depois da última época de transacções (o momento futebolístico que eu mais temo em todo o ano!), o FC Porto ficou reduzido apenas a quatro bons jogadores: o Rolando e o Bruno Alves, o Falcão e o Hulk (embora a léguas do desempenho do ano anterior). Depois, tem cinco jogadores razoáveis e não mais do que isso: o Fucile, o Fernando, o Belluschi, o Meireles e o Rodriguez (estes dois últimos também em forma deplorável). E dois ou três, como o Nuno André Coelho e o Beto, que ainda não dispuseram de oportunidades para mostrarem o que valem. Tudo o resto são jogadores banais ou menos do que isso. É curto, também.

Ora, acontece, para agravar as coisas, que Jesualdo Ferreira — que tão bom foi a reconstruir equipas em anos anteriores — não parece ter percebido ainda que, desta vez, lhe deram cabo da equipa. E, onde as circunstâncias exigiam capacidade de inovação, de rasgo, de ousadia, tudo tem esbarrado no inamovível conservadorismo de Jesualdo. Jogo após jogo, ele parece preso da expectativa do milagre salvador do Hulk ou do Falcao (como sucedeu em Nicósia), ou então do ainda mais imprevisível milagre de ver gente como o Mariano, o Guarín, o Tomás Costa, o Sapunaru transformarem-se em bons jogadores.

No Funchal, concorreu ainda mais uma das características do seu enervante conservadorismo: ele precisa de 45 minutos inteiros para perceber o que já toda a gente percebeu — que a equipa não está a jogar nada e que é preciso mexer nela. (Contra o Belenenses, a pior equipa do campeonato, nunca consegui recuperar os danos de meio jogo desperdiçado; em Malta, safou-se a cinco minutos do fim; e, no Funchal, lixou-se com toda a lógica, uma vez que a primeira oportunidade de golo só apareceu aos 80 minutos e a segunda e última já nos descontos.

E foi uma sorte não ter ido para o intervalo a perder por 3-0, se as baldas habituais de Helton no jogo aéreo tivessem tido as consequências lógicas). Incrível como é que não percebe que o grande problema desta equipa está no meio-campo e como é que, ao menos, não dá uma oportunidade ao miúdo Sérgio Oliveira (que, de castigo por tanto ter prometido no jogo da Taça, nunca mais foi convocado)? Como é que prefere ter o Belluschi, o único criativo, no banco, e o Guarín em campo — como sempre sem perceber sequer onde devia jogar, nem ao menos lhe ocorrendo tapar as auto-estradas abertas pelo Sapunaru, das quais nasceria o golo do Marítimo? Como é que, tendo finalmente entendido que o Guarín era um sitting duck, resolve trocá-lo por outro ainda pior — o Mariano — cuja «disciplina táctica», tão apreciada pelo treinador, é levada tão à letra que, quando recebe ordens para ocupar o flanco direito médio, já não sai mais dali: nem para avançar, nem para vir atrás ajudar!?

Sim, já sei: apesar da «crise de exibições», estamos com os mesmos pontos do ano passado e «apenas» a cinco de Braga e Benfica. E estamos nos oitavos-de-final da Champions. Contra factos não há argumentos? Há, sim, há este outro facto: esta equipa não joga nada. E, quando não se joga nada, o futuro não é risonho. Que o diga o Paulo Bento…

PS: Meu caro Eduardo Barroso: julgas e julgas bem que tenho amizade por ti. Julgas mal que tenho «alguma consideração profissional»: tenho toda, muitíssima mesmo. E uma grande admiração pelo homem a quem ouvi uma das frases-guia da minha vida, naquele célebre debate televisivo com o eng.º Macário Correia, pregando o fascismo antitabagista e exibindo, impante, a sua fantástica saúde de não fumador: «Olhe que a saúde é um estado passageiro que não augura nada de bom!». Mas, francamente, ó Eduardo, quando te vi, aqui há umas semanas, a queixares-te e a suspeitares do árbitro do Porto-Académica, porque ele tinha validado os dois primeiros golos do Porto — os quais tu reconhecias que tinham sido legais, mas que, em tua opinião, podiam perfeitamente ter sido também considerados off-side por um árbitro e um liner menos atentos — eu confesso que tive de ler três vezes para ter a certeza de que não estava enganado! Já não te chega viveres a queixares-te dos erros, reais ou supostos, dos árbitros: agora queixas-te também dos não-erros contra os adversários!

Olha, mas, nestes tempos dolorosos para ambas as nossas cores, mando-te um abraço solidário pelo desfecho do Nacional de juniores, que o ilustre CD da Liga (o mesmo que quis enfiar o Benfica na Champions pela porta do lixo e à custa do FC Porto), queria atribuir ao Benfica. Felizmente não passou no CJ a tentativa infame de fazer campeões através da invasão planeada de campo para evitar a realização do jogo decisivo! E agora, espero que, se forem buscar o André Vilas-Boas à Académica, não o façam à Benfica…

Fonte: abola

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Governo quer tornar banda larga serviço universal

O Governo deverá avançar durante esta legislatura com concurso de atribuição do serviço universal de telecomunicações.

O concurso era uma das medidas previstas para a passada legislatura, que nunca chegou ser posta em prática.

De acordo com o Jornal de Negócios, o Governo pretende incluir no serviço universal de telecomunicações as redes de banda larga.

A confirmar-se esta novidade, o operador que ganhar o concurso terá de levar a banda larga a todos os pontos e clientes do País que a solicitem, à semelhança do que já sucede com o serviço telefónico da PT.

Fonte: exameinformatica

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

[PARTILHA] GOD OF WAR 3 - E3 DEMO 2009



"Venho por este tópico, trazer-vos a prenda de natal adiantada para todos, que mais desejavam no mundo e arredores.

Pois é, trata-se da demo de GOW3, apresentada no evento E3 de 2009, e trata-se de um exclusivo PLAYSTATION'3.

Para poderem usufruir da demo, terão que criar uma nova conta de utilizador na vossa consola, e inserir os seguintes dados:

EMAIL: gow3demo@portugal.pt
PASS: godofwar3demo

Atenção, esta conta está a ser partilhada para todos vós, e espero que ninguém faça mau uso da conta, para que todos possam usufruir da mesma.

Não se esqueçam de agradecer, e comentar.

Cumprimentos a todos e boa partilha!!!"

Fonte: eurogamer

NBA: Manu Ginobili mata um morcego em pleno jogo

O argentino Manu Ginobili, basquetebolista dos San Antonio Spurs, matou um morcego durante um jogo da NBA. Não, não há qualquer erro, é mesmo isso. Ginobili fartou-se do intruso, que invadira o terreno jogo já algumas vezes, e abateu-o com uma palmada fortíssima.

A partida frente aos Sacramento Kings esteve interrompida durante alguns minutos, perante a surpresa total dos presentes. Ginobili, mais a frio, reconheceu que talvez tenha tomado medidas drásticas. «Não foi a melhor ideia. O morcego é um animal importante para a preservação do ecossistema. Ainda por cima, cerca de cinco por cento destes animais tem raiva. Por isso tive de me vacinar», explicou o argentino.

As entidades protectoras da vida animal reagiram com veemência contra a atitude de Manu Ginobili em pleno campo de jogo. O argentino, sem surpresa, é agora conhecido como «Batman».

Veja o video:


Fonte: maisfutebol.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Crónica de Miguel Sousa Tavares: "Ó Labaredas, você viu aquilo?"

NORTADA

Por Miguel Sousa Tavares

Ó Labaredas, você viu aquilo?

1 O Labaredas é o anónimo 'jornalista' do site oficial do FC Porto que, à falta de melhor, gosta de implicar comigo. A semana passada, o Labaredas embirrou que eu não poderia ter escrito aqui, como escrevi, que esta é a mais fraca equipa do FC Porto dos últimos quatro anos. Manifestamente, e segundo ele, não é. Eu poderia responder-lhe, simplesmente, que ele não percebe nada de futebol e que nem esta sequência de três pungentes exibições em jogos caseiros de dificuldade mínima — APOEL, Académica e Belenenses — conseguiram fazer-lhe entender o que, todavia, entra pelos olhos adentro de qualquer um. Mas essa não seria a resposta adequada, porque o problema do Labaredas não é o facto de ele achar ou não achar que esta equipa é a mais fraca dos últimos anos — o problema é que ele acha que, mesmo que tal seja verdade, não é coisa que um portista escreva, sob pena de crime de lesa-Majestade. No mundo onde pantaneia o Labaredas, tudo o que Suas Infalíveis Majestades fazem está certo por definição: é para isso que lhe pagam, é por isso que ele é a voz do dono. Muito deve incomodar o espírito acomodado e a espinha curvada do Labaredas que eu viva a escrever há vários anos que todas as épocas Suas Inafalíveis Majestades se dedicam a substituir dois ou três dos melhores por uma camioneta de sul-americanos (dos quais apenas dois ou três têm valor), com isso aumentando o rol das várias dezenas de jogadores emprestados a quem o clube paga ordenados para jogarem por outros, com isso impedindo o aparecimento de valores novos produzidos nas escolas do clube com custos que também o clube paga, mas com isso não conseguindo nem tornar a gestão solvente, nem o passivo dissolvente.

Repare, Labaredas: Deco, Mc Carthy, Maniche, Derlei, Costinha, Carlos Alberto, Luís Fabiano, Alenitchev, Pedro Mendes, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Nuno Valente, Paulo Ferreira, Diego, Ibson, Anderson, Bosingwa, Ricardo Quaresma, Pepe, Paulo Assunção, Lisandro, Lucho, Cissokho, etc, etc, já aqui vão 22 - duas equipas — sem sequer puxar muito pela memória. Imagine que equipa não teríamos agora, se apenas tivéssemos vendido metade ou mesmo dois terços deles! Ah, mas valeram milhões! Pois valeram: mas onde estão esses milhões, Labaredas? É essa a questão, percebe agora?

2 A boa notícia para logo à noite em Nicósia, é que, excepcionalmente, vamos entrar em campo onze contra onze: o Mariano González não joga porque está castigado. E, embora nos continuem a faltar extremos de categoria (ó SAD, por favor, peçam lá o Quaresma emprestado ao Mourinho!) e médios ofensivos que, entre outros atributos, sejam capazes, de vez em quando, de rematar de meia distância sem enfiar a bola na bancada, o facto de entramos de igual para igual já é uma substancial melhoria. O futebol fez-se para jogar com onze, e não com dez, mais o Mariano González.

Mas a questão é que, tirando o Labaredas, a confrangedora exibição frente ao Belenenses (seguramente a mais fraca equipa que passou pelo Dragão desde há muito) deixou-nos a todos, verdadeiros portistas, completamente deprimidos. E nem adianta o consolo que foi ver o Benfica encostar em Braga ou o Sporting, mais uma vez, encostar em Alvalade. Com o mal dos outros podemos nós bem, mas não é apenas o consumo interno que nos preocupa: somos nós e apenas nós que jogamos a Champions e que temos a missão de prestigiar o futebol português de clubes. Ora, pelo que se viu contra o Belenenses, e antes contra a Académica, e antes contra o APOEL, a missão afigura-se mais do que problemática.

Eu sei que, como diz Jesualdo Ferreira, vamos melhorar — aliás, só podemos melhorar. Mas, olhando para o actual nível exibicional da equipa, temo que, quando tal suceder, seja já tarde para evitar alguns danos produzidos. É que não é apenas a falta de extremos ou médios de ataque que dêem garantias, não é apenas a falta de um guarda-redes que não comprometa nos jogos mais importantes, ou a baixa de forma gritante de alguns jogadores em quem se confiava: é tudo o resto, também. A aparente deficiente condição física, a falta de atitude de conquista, que era a imagem de marca desta equipa nos anos anteriores, e até, estranhamente, a falta absoluta de ideias do que fazer contra equipas que se fecham todas atrás do seu muro, como este triste Belenenses (o Álvaro Pereira deve ter cruzado algumas 20 bolas para a área, 80% a despropósito, 90% mal cruzadas e 100% cruzadas do local errado, e da forma errada, de trás para a frente). Nos três jogos referidos — os últimos três disputados — o FC Porto, versão 2009/10 — começou sempre o jogo numa atitude de sobranceria, de descontracção e falta de pressa em resolver as coisas. Passes displicentes transviados, remates à baliza dignos de amadores e assumidos como coisa naturalíssima, livres e cantos cobrados sem qualquer imaginação nem sombra de perigo, futebol a passo, sem rasgo nem génio: francamente, se lhes tivessem trocado as camisolas, eu acreditaria que estava a ver jogar o Sporting, sem ofensa.

O que fazer? Pois, começar a ganhar e já hoje. Depois, esperar que a longa e inexplicada ausência do Silvestre Varela chegue ao fim e que Jesualdo não demore mais um mês a integrá-lo, prolongando a penitência do Mariano e a nossa. E depois, se é que queremos bater-nos pelo campeonato e, vá lá, pelos quartos-finais da Champions, ir às compras em Dezembro. Sei que é contra tudo o que aqui venho defendendo há anos, em termos de gestão desportiva e financeira, mas visto que não há alternativa urgente, pois que tantos jogadores bons e úteis foram emprestados e nenhuma promessa dos juniores é aproveitada, não vejo outra saída a curto prazo.

3 Este ano fiz a mim mesmo uma promessa: não falar de arbitragens, enquanto me aguentar. Vamos quase a um terço do campeonato e tenho-me aguentado, não falando nem das arbitragens dos jogos do FC Porto nem das dos rivais. E tenho-me aguentado, sorrindo, mesmo quando (e é todas as semanas, sem falhar) leio os delirantes textos do ilustre trio de benfiquistas Leonor Pinhão - Sílvio Cervan -Ricardo Araújo Pereira (Fernando Seara é outro estilo). Eles começam a atacar os árbitros — os deles e os dos outros — antes dos jogos, continuam depois e nunca estão saciados. Tudo, rigorosamente tudo, lhes serve de motivo de suspeita e de tese de argumentação: se o árbitro é de Viana do Castelo, de Leça do Bailio ou de Reguengos de Monsaraz; se gosta de leitão à Bairrada ou de peixe grelhado; se, num anterior jogo de 2004 ou 1997, na opinião deles, não marcou um penalty a favor do Benfica, mas também se, pelo contrário, o marcou (o que significa que da próxima vez não marcará).

Eu leio, sorrio, às vezes apetece-me tremendamente responder-lhes igualzinho, mas depois lá me vou aguentando. Sempre achei e sempre o disse que, em minha opinião, as equipas verdadeiramente vencedoras não perdem tempo a discutir árbitros nem a queixar-se de arbitragens: devem jogar o suficiente para não estar à mercê de um erro do árbitro, que quase sempre acontece. E também acho que quem fala, grita e esbraceja quando se sente prejudicado e se cala muito caladinho quando toda a gente viu que foi beneficiado, quem se dá ao trabalho de fazer contabilidades de pontos 'roubados' pelos árbitros sem incluir nas contas os desfechos inversos ou os prejuízos dos rivais, não merece crédito algum.

Dou apenas um exemplo: já para aí ouvi muitos benfiquistas queixarem-se de terem sido roubados em Braga, devido ao golo do Luisão anulado. Bem, pese embora às explicações que li sobre a existência prévia de uma falta de outro jogador benfiquista na mesma jogada e que terá justificado a anulação do golo, eu, pela televisão, não vi falta alguma. Vamos admitir, então, que o golo foi mal anulado: quem poderia garantir que, se tem sido validado, o Benfica manteria o empate ou chegaria mesmo à vitória? Facto é este: o Braga ganhou 2-0; se o golo tem sido validado, teria ganho 2-1. O resto são contas à Sílvio Cervan.

Agora, atentem no golo que todos concordam ter sido mal anulado ao FC Porto, quando havia 0-0. Quem pode garantir que o Belenenses, a perder por 1-0 e com a consequente necessidade de desmontar o Muro de Belém em frente à sua baliza, chegaria ao empate, em lugar de encaixar mais um ou dois golos? Facto: o resultado foi 1-1; se o golo é validado, como deveria ter sido, o FC Porto teria ganho 2-1. Ou seja, o resultado da jornada, revisto à luz das arbitragens, acabou por ser excelente para o Benfica: uma eventual má decisão do árbitro que o prejudicou, não lhe roubou, todavia, ponto algum; já uma real decisão errada do árbitro roubou dois pontos ao FC Porto. Mas, como costumam dizer os treinadores, não vou por aí: o FC Porto perdeu dois pontos porque não jogou nada. E disso, o árbitro não tem culpa.

A Bola

domingo, 1 de novembro de 2009

Ovelhas à venda no OLX incluindo versão especial!

Pois é, a Internet continua a evoluir e a chegar a cada vez mais pessoas. Desta vez, encontram-se à venda ovelhas que segundo o vendedor "Estão estimadas e ensinadas..." custando cada uma 375€.

Mas também há uma versão especial limitada: "Uma anda de mota e mais cara custa 800€ com a mota incluida.."

Para comprarem uma ovelha basta irem a: http://benavide.olx.pt/item_page.php?Id=54297586&g=6

Mas despachem-se pois haverá muitos agricultores a querem comprá-las, principalmente esta aqui (foto retirada do anúncio) que anda de moto.