sábado, 30 de janeiro de 2010

Haiti: saiba como ajudar as vítimas

Na sequência do sismo da última noite, muitas foram as ONG e outras instituições que prometeram deslocar-se ou já estão no terreno para ajudar as populações. Através da internet, é possível dar o seu contributo. Saiba como contribuir:

1 - No site da Cruz Vermelha Internacional pode deixar o seu contributo por cartão de crédito.

2 - Ligue para o 760 206 206 e ajude o Haiti - A PT e a TMN disponibilizam um número para o qual se pode ligar a partir do telefone fixo ou do telemóvel. Cada chamada realizada custa 60 cêntimos (+ IVA), que reverterá a favor de Organizações Não Governamentais (ONGs) com missões no Haiti: a AMI, a Cruz Vermelha e os Médicos do Mundo.

3 - A AMI já partiu para a capital haitiana, onde terá missões relacionadas com a purificação de água e a distribuição de alimentos. A "conta de emergência Haiti" tem o NIB: 0007 001 500 400 000 00672. Por Multibanco, a entidade é 20909 e a referência 909 909 909.

4 - A Cáritas convida todos aqueles que quiserem contribuir a “fazer o seu donativo na conta «Cáritas Ajuda Haiti», com o NIB 003506970063000753053, da Caixa Geral de Depósitos. A organização disponibilizou de imediato uma verba de 5 mil euros à congénere do Haiti

5 - The American Jewish World Service foi chamado ao Haiti para apoiar a rede de organizações e instituições no terreno.

6 - A AmeriCares conta com um fundo de 5 milhões de dólares e pede contribuições/doações para trabalhos urgentes em situações de desastre.

7 - A CARE já está no terreno com voluntários para ajudar as populações de Port-au-Prince.

8 - A Catholic Relief Services tem um escritório no Haiti, localizado num dos bairros em que se verificaram menos danos nos edifícios, e aceita doações de qualquer valor.

9 - O Direct Relief International é um dos parceiros mais importantes das equipas no terreno. Apoia sobretudo ao nível da distribuição de medicamentos no terreno.

10 - A Oxfam tem duzentas pessoas no terreno para ajudar no que for necessário. Já começou a trabalhar na purificação de água e distribuição aos sobreviventes, missão para a qual a AMI também está destacada.

Fonte: Jornal I

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

PlayStation 2 chipada - Paredes - Videojogos - Consolas

PlayStation 2 chipada - Paredes - Videojogos - Consolas

O americano que fintou a Playstation

Esta semana as notícias as notícias são verdadeiramente espectaculares. São duas descobertas que irão revolucionar (ainda mais) o mundo dos videojogos.

A primeira tem que ver com a consola da Sony. Há muito que hackers de todo o mundo tentam contornar o sistema contra cópias, desenvolvido pela Sony de forma a evitar a pirataria. Muito já se especulou sobre o assunto. Lançaram-se vídeos falsos no youtube, boatos pelos sites e blogues da especialidade e até já tinham conseguido jogar uma cópia do título Motorstorm através da instalação de um sistema operativo (Linux, Xp, etc.) e uma data de aplicações desenvolvidas para o efeito. No entanto ainda ninguém tinha ultrapassado, totalmente, a barreira imposta pelos senhores da gigante nipónica.

Foi então que, no dia 23, pelos blogues de todo o mundo, um jovem americano de 20 anos anunciou que tinha, finalmente, conseguido ultrapassar o sistema anti-pirataria da Playstation 3. George Hotz, que já tinha conseguido desbloquear o Iphone da Apple, confessou à BBC que o sistema da PS3 até é bastante seguro, prova disso foram os vários anos em que ninguém conseguiu tal proeza. George acrescenta, ainda, que utilizou 95% de software e 5% de hardware para conseguir “hackar” o sistema da PS3. Ironia é o facto de George nunca ter jogado PS3 e de só ter apenas um jogo.

Depois de a notícia ser lançada, a Sony veio dizer que iria investigar o assunto. Para já fica a promessa de que George irá colocar, na internet, a lista de falhas que encontrou no sistema.
Outra das novidades bombásticas vem igualmente dos Estados Unidos. Uma nova tecnologia, desenvolvida na Universidade de Queens, no Canadá, promete revolucionar os jogos de tabuleiro.
À primeira vista, os hexágonos de cartolina não parecem capazes de grande coisa, mas depois de ligarmos um projector, que se encontra ligado a uma câmara, que por sua vez, está ligada a um PC, transformam-se num tabuleiro interactivo. É como se tivéssemos a jogar o velhíssimo RISCO, mas com soldados, barcos e outro tipo de arsenal, que respondem aos movimentos que fazemos com os hexágonos.

Os hexágonos têm sete pontos reflexivos de infra-vermelhos, que estão em comunicação com a câmara. Assim, o software, desenvolvido com base em programas como o Nvidia PhysX, é capaz de detectar rotações, levantamentos e outros movimentos que façamos com os hexágonos.
Estas notícias são, no mínimo, surpreendentes.

É incrível como todos os dias somos confrontados com invenções que tornam as nossas horas de descontracção cada vez mais interessantes.

Escrito por Abílio Diz para o jornal Fórum

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Nova polémica em Itália...



Polémico como sempre, Marco Materazzi encontrou uma forma muito peculiar de festejar a vitória do Inter no «derby» deste domingo, com o Milan (2-0). Assim que acabou o jogo, o «pupilo» de José Mourinho saltou do banco e foi abraçar-se aos colegas...com uma máscara de Sílvio Berlusconi na face.

Recorde-se que Berlusconi, para além de ser o primeiro-ministro italiano, é também o dono do Milan, eterno rival do Inter. O «derby» deste domingo foi polémico, já que a equipa de Mourinho chegou ao apito final apenas com nove elementos, sendo que um deles (Sneijder), foi expulso logo aos 26 minutos. Já em período de descontos o Milan dispôs de uma grande penalidade, mas Júlio César segurou o triunfo do Inter (2-0).

Fonte: maisfutebol

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Tecnologia: Acessório que tornará a Playstation3 comparável à WII

Esta semana as novidades não são muito boas, não porque não tenha acontecido nada de especial, mas porque o que irá acontecer de especial foi adiado. No entanto, e porque não posso deixar de divulgar dois gadgets com interesse, vou publicitá-los mesmo antes de serem comercializados.

Se pensa que já viu tudo, então ainda não viu o novo LG X300. Este computador portátil é o novo peso pluma dos laptops.


Ainda todos se recordam da apresentação do MacBook, em que Steve Jobs tirou de dentro de um envelope um computador portátil. Pois é, agora é a vez de a LG puxar dos seus galões e demonstrar que também é capaz de impressionar os utilizadores mais exigentes.

Ainda sem data prevista de lançamento, mas a apontar para o próximo mês de Fevereiro, o X300 andará pelas prateleiras das lojas, a fazer as delícias de todos os que gostam de gadgets.

Com um ecrã de 11 polegadas e com apenas 17.6mm o X300 está equipado com um chiclet keyboard (teclas com formato de pastilhas elásticas), um touchpad sem rebordo, completamente incorporado nos chassis do laptot apenas visível devido a quatro leds instalados em cada canto do touchpad. Para além disso, a LG vai incorporar um processador Intel de 2GHz, uma câmara de 1.3 megapixel e um SSD, que, ou foi melhorado, ou então irá padecer do mesmo mal de que padecem inúmeros netbooks, como é o caso do Asus EEE PC 901. Este SSD (solid-state drive) é extremamente lento e mesmo em sistemas operativos menos exigentes revela um desempenho pouco satisfatório. De qualquer forma, se a LG conseguir contornar este problema, será uma boa aposta.

O preço deste ultra light laptop ainda não foi divulgado. E mesmo os mais conhecedores nestas áreas ainda não se arriscaram a especular um valor.
A segunda novidade vem directamente de nipónica Sony e tem que ver com a Playstation3. Falo concretamente do Motion Controller. O acessório que tornará a Playstation3 num sistema de videojogos comparável à WII, só estará disponível no Outono. Pelo menos é aquilo que a Sony adianta.

Para aqueles que esperam impacientemente por este acessório, Kazuo Hirai, Presidente da Sony Computer Entertainment Inc, justifica-se, dizendo que decidiram adiar a data de lançamento do Motion Controller até ao Outono de 2010, pois só nessa altura é que a Sony terá condições para oferecer uma variedade de títulos jogáveis suficientemente aprimorados e capazes de utilizar todas as capacidades deste novo acessório.

Ainda assim a Sony vai já adiantando que para poder usufruir do Motion Controller será necessário ter o Playstation Eye camera.

O email tecninforum@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar continua à espera das suas sugestões, criticas e dúvidas.

Escrito por Abílio Diz para o Jornal Forum

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

PT negoceia com Sporting e FC Porto novos canais de TV

A Portugal Telecom (PT) está em conversações com o Sporting e FC Porto para transmitir os canais de televisão dos dois clubes no Meo, a plataforma de televisão paga da operadora, que já emite a Benfica TV.

O Económico apurou que a PT tem mantido conversas com a SAD dos dois clubes, tentando garantir uma posição de privilégio no lançamento destes dois projectos, que se encontram numa fase embrionária.

A PT tem uma posição privilegiada na negociação destes canais de televisão. Por um lado, é um dos principais patrocinadores do Sporting e do FC Porto e, no caso do clube de Alvalade, o contrato de patrocínio está a ser renegociado e as novas condições deverão estar fechadas até ao final do primeiro trimestre de 2010. Assim, a PT poderá incluir algumas cláusulas no contrato de patrocínio que assegurem a transmissão exclusiva do canal de televisão.

Por outro lado, a operadora liderada por Zeinal Bava conta com a experiência adquirida com a Benfica TV, um projecto que foi muito importante para o Meo ganhar clientes na fase de lançamento (ver texto ao lado).
Contactada pelo Económico a PT não comenta. Já Pedro Afra, administrador da SAD do Sporting confirmou que "existem contactos". No entanto, sublinha que ainda "não há nenhuma decisão tomada". O administrador da SAD refere que o objectivo é "reavivar um projecto que estava na gaveta há muito meses" e que, neste momento, está a ser alvo de uma "análise global, de fio a pavio".

Fonte do FC Porto diz também que o clube está em contacto com as operadoras para aferir do interesse em lançar este projecto que está em cima da mesa há mais de seis anos.

Apesar dos dois clubes se recusarem a adiantar mais pormenores, a decisão de avançar com estes projectos pode estar motivada com o aparente sucesso da Benfica TV. Ou seja, o clube encarnado avançou com o seu canal, o que serviu de teste para os outros clubes.

Economico.sapo

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Vamos ajudar a eleger Vítor Baia...


... como melhor desportista nacional da década.

Afinal, é tão só, o atleta com mais títulos conquistados em todo o Mundo.

Podes VOTAR AQUI, no site da revista FÓCUS.

Passa esta mensagem a todos os Portistas que conheces.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Viva o anti-jogo... viva a VERDADE DESPORTIVA!

Quando no minuto 12 do jogo de sábado, vi um jogador do Paços de Ferreira deitado no chão, a contorcer-se com dores, para logo de seguida levantar-se, percebi logo que o “anti-jogo” seria a principal arma do futebol de m**** com que o Paços presenteou o FC Porto. Logo percebi que o FC Porto teria novamente imensas dificuldades em bater a equipa pacense. Tem sido uma constante nesta época, o FC Porto ter muitas dificuldades para vencer equipas medíocres… foi assim com o Belenenses, a mais miserável equipa deste campeonato, e a partir do momento que se empata em casa com o Belenenses, o expoente máximo da mediocridade do futebol português, é difícil poder-se augurar algo de muito bom para o que resta da época.

Quanto ao FC Porto, discordo claramente da ideia, já difundida, de que o FC Porto foi mais uma vez miserável, não jogou nada e não se pode queixar do árbitro. Acho até fantástico que se utilize este ultimo argumento. Haverá alguma restrição moral que proíba os adeptos do FC Porto se queixarem da arbitragem? Ou eu tenho dificuldades de visão, o que aceito perfeitamente, ou o que vi foi FC Porto atacar pela esquerda, pela direita, pelo centro, criar inúmeras oportunidades de golo, e, por muito que se desvalorize, marcar DOIS (sim DOIS!!!) golos ao Paços de Ferreira, que apenas marcou 1. Ora bem, gostaria de saber em que outra oportunidade é que o FC Porto se pode queixar da arbitragem, senão num jogo em que Falcão marca um golo quando está 1 metro atrás dos defesas pacenses e o golo é-lhe anulado?!?!? Se este não é um erro grave com influência no resultado final, vou ali e já venho...

É certo, e por mim já havia sido aqui referido, que o meio-campo do FC Porto tem tido inúmeras dificuldades de criação de jogo ofensivo, sobretudo frente a equipas medíocres como o Paços de Ferreira. Já não é novidade e para mim esta situação só se resolverá com a entrada de um novo jogador para o meio-campo do FC Porto. Guarin, Tomás Costa, Valeri, Mariano e Prediger não me parecem ser jogadores à altura de um FC Porto que se quer campeão.

Relativamente à arbitragem, gostaria apenas de relembrar que nos últimos 2 jogos, o FC Porto viu-lhe serem anulados 3 golos, 2 deles totalmente injustificados. O que se passa em vários campos do futebol português são constantes benefícios de certas equipas, com o total branqueamento por parte da comunicação social. Vejo agressões, golos em fora-de-jogo, golos limpos mal anulados, mas, agora está tudo bem, não há problemas de arbitragem, o futebol português está puro e o país feliz, e nós, continuamos a assobiar para o lado como se nada de errado se passasse...

PS: “Não tem havido imparcialidade nas arbitragens da 1ª volta deste campeonato! As críticas aos árbitros justificam-se perfeitamente…”, “É mais importante ter lugares na Liga do que contratar bons jogadores”, e nós, continuamos a aceitar educadamente toda a pouca vergonha que se continua a passar mesmo à frente dos nossos olhos… Acho que já é altura de se pensar bem se queremos que nos continuem a comer as “papinhas” em cima da cabeça!!!

PS2: O “anti-jogo” nojento e provocador que o Paços de Ferreira fez ante-ontem no Dragão, teve o seu expoente máximo nas declarações do seu treinador que ainda teve a “lata” de dizer que o Paços tinha dignificado o espectáculo. Quando ouvi isso não evitei umas certas gargalhadas. Aliás, são os “Paços de Ferreira” que fazem do nosso campeonato a m**** que ele é. É a exaltação do futebol de m****…

domingo, 17 de janeiro de 2010

O pior playback da história (COM VÍDEO)

Alex Vasilache, vocalista do grupo romeno Jukebox, é o protagonista daquele que já foi considerado o pior playback da história.

O 'incidente' aconteceu num programa de TV, no qual o cantor interpretou um single seu com o microfone ao contrário.

O vídeo já correu Mundo e com tantas polémicas Alex viu-se obrigado a justificar o acto: o cantor fez de propósito, pois queria protestar por ter sido impedido de cantar ao vivo.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Tecnologia: As suas linhas têm muito de HTC

Depois de duas semanas de paragem, regressamos em força e já com novidades para 2010. Enquanto uns param para descansar, outros continuam a trabalhar neste mundo fantástico da tecnologia. Exemplo disso é a Google, que lançou na Terça-Feira o NEXUS ONE.

O NEXUS ONE é o primeiro dispositivo móvel desenvolvido integralmente pela gigante da internet. Embora a Google já tenha emprestado o seu sistema operativo (Android) a outros dispositivos, o NEXUS ONE é o único a albergar tecnologia desenvolvida pela empresa, tanto a nível de hardware, como de software.

Quando pegamos pela primeira vez no NEXUS dá a sensação de que já o vimos noutro local. E de facto, essa sensação não é de todo descabida. Ao olharmos com atenção para as suas linhas, descobrimos que têm muito de HTC. Ora, isto só foi possível graças à “aliança” entre as duas empresas, que trabalharam em conjunto neste projecto. E apesar de se parecer bastante com o HTC Hero, o NEXUS ONE tem apenas 11.5mm o que nos deixou completamente de boca aberta. Ao olhar para as medidas do dispositivo o que me ocorre dizer é que o NEXUS ONE é o super-modelo dos PDAS.
Para os mais exigentes ao nível do desempenho, a Google não poupou esforços e integrou o Snapdragon CPU, um CPU de 1GHz desenvolvido pela Qualcomm e que também equipa o HTC HD2). Na verdade, este é de momento o melhor processador do mercado nesta área. Para além disso o NEXUS conta, ainda, com 512MB RAM e ROM, um ecrã táctil com 480x800 de resolução, sensores de luz e proximidade, e um acelerómetro. Para além de tudo isso, o NEXUS vem equipado com um leitor de cartões SD ocupado, de origem, por um SD de 4Gb. No entanto se espaço for o seu problema, pode expandir a memória até 32Gb.

Ao contrário de quase todos os Touchscreen mais recentes, o NEXUS ONE está equipado com uma Trackball que permite uma navegação mais fácil pelos vários menus e funcionalidades.

Em relação à câmara fotográfica, Não me parece que o NEXUS seja um exemplo a seguir. 5 Megapixel não é, para um Touchscreen desta natureza, aceitável. No entanto, não fica atrás dos seus pares, o que atenua esta falha.

Já quanto a preços, em Portugal ainda vamos ter de esperar algumas semanas para saber. No caso Inglês, ao que conseguimos apurar, é possível efectuar um contracto com a T-Mobile de dois anos, e adquirir o NEXUS por 125€. Quem não pretender ficar vinculado à operadora, pode adquiri-lo desbloqueado, por um preço que ronda os 370€.

Escrito por Abílio Diz para o Jornal Fórum

Idiota do gato

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

IFFHS: F.C. Porto é a melhor equipa portuguesa

IFFHS: F.C. Porto é a melhor equipa portuguesa
Dragões estão no 29º lugar, Sporting é 62º e Benfica 66º

A Federação de História e Estatística do Futebol (IFFHS) deu a conhecer esta quinta-feira o ranking mundial de clubes relativo ao ano 2009.

Numa lista liderada pelo Barcelona, a melhor representação portuguesa é a do F.C. Porto, que ficou no 29º lugar. Apesar disso, os dragões desceram onze posições, em relação ao 18º lugar que ocupavam anteriormente.

Portugal tem, ainda, mais dois representantes nos 100 primeiros da geral. O Sporting está no lugar 62, quatro postos à frente do Benfica que surge em 66º, em igualdade com os campeões alemães do Wolfsburgo. Em relação ao último ranking, o Sporting desceu treze posições, enquanto o Benfica subiu trinta.

Numa lista que contempla 350 emblemas, Portugal tem ainda mais três representantes. O Nacional está no lugar 142, o Sp. Braga no 176 e, por fim, o Paços de Ferreira no 261.

Ranking Mundial de Clubes para a IFFHS

1-Barcelona (Espanha)
2-Chelsea (Inglaterra)
3-Manchester United (Inglaterra)
4-Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
5-Werder Bremen (Alemanha)
6-Hamburgo (Alemanha)
7-Arsenal (Inglaterra)
8-Estudiantes de la Plata (Argentina)
9-Cruzeiro de Belo Horizonte (Brasil)
10-Galatasaray (Turquia)
(...)
29-F.C. Porto
62-Sporting
66-Benfica
142-Nacional
176-Sp.Braga
261-P. Ferreira


Fonte: MaisFutebol