sábado, 27 de fevereiro de 2010

Beijo de Judas


Na íntegra, o comunicado do SL Merda:
    Depois de uma análise cuidada do acórdão do Processo Disciplinar nº 34-09/10, a Sport Lisboa e Benfica Futebol SAD reitera que ficou provado de forma inequívoca a não existência por parte dos ARD de quaisquer “agressões ou insultos”. Mais, registe-se a nota de estranheza inscrita no acórdão em relação ao facto de “não ter ficado elucidada a razão de permanência no hall de acesso aos balneários de elementos do Staff da F.C Porto SAD e alguns jogadores”, facto que a Comissão Disciplinar afirma ter concorrido para toda a situação verificada posteriormente.

    Não deixamos, no entanto, de salientar uma contradição entre o que foi destacado pela Comissão Disciplinar como uma actuação correcta dos ARD no momento de permitir a passagem da equipa de arbitragem, salientando a seguir “o excesso de zelo” que tiveram na sua acção.

    Daí, e apesar do acórdão assinalar, que esta Sociedade não teve responsabilidades e tudo fez para evitar os acontecimentos verificados, resultou uma tímida condenação da SL Benfica Futebol SAD.

    Depois de devidamente ponderados os fundamentos e as razões traduzidas no acórdão, a Benfica Futebol SAD considerando que:

    a) O arrastar deste processo serve apenas os interesses daqueles que são os verdadeiros responsáveis pelos incidentes;

    b) A eventual procedência do nosso recurso poderia significar o agravamento das sanções já aplicadas aos atletas do F.C Porto;

    c) A verdadeira dimensão da responsabilidade dos atletas do F.C Porto e de outros agentes envolvidos será ainda apurada no âmbito dos processos-crime que continuam a seguir o seu curso junto do Ministério Público;

    Esta Sociedade decidiu que não apresentará recurso das sanções aplicadas pela Comissão Disciplinar no âmbito do processo em causa.

    Mourolândia, 26 de Fevereiro de 2010
Tradução para PORTOguês:

    SL Merda prescinde do recurso porque a obra está feita. SCBraga e FCPorto foram enfraquecidos (curiosamente nenhum jogador do Benfica foi visto nos túneis). E porque não olham a meios para atingir fins, atente-se nas nomeações dos árbitros para este fim-de-semana (mais uma!). A dupla de ponta-de-lancas, Ricardo Costa e Vitor Pereira, são de facto, as melhores aquisicões do SL Merda nesta época 2009/2010.
Não sei se ria, se chore ou se vomite... perante tamanha hipocrisia, que fede!!!

Mas desde quando é que o azeiteiro do RAP (Ricardo Araujo Pereira) começou a escrever os comunicados do SL Merda?

Até fiquei emocionado com tanta generosidade. São atitudes destas que fazem com que a Liga portuguesa seja aquilo que é actualmente.

MORAL DA HISTÓRIA:

    Um comunicado que é uma realidade paradisíaca. Ou então... (mais) um tiro na cabeça. Em Maio, uma vinda ao Dragão, vai-vos fazer acordar para a vida. Lindo dia esse que vos espera. A vingança serve-se muito fria... num 'longo' túnel!!!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

TDT Espanhola: novidades

A implantação da televisão digital terrestre na vizinha Espanha entrou na sua recta final. É já a partir de 10 de Março que entra em vigor a última fase do plano com vista ao desligamento de todas as emissões analógicas em 3 de Abril próximo. Desde 2008 que muitos emissores e retransmissores analógicos vêem sendo desligados, libertando frequências que serão em parte utilizadas para a introdução de novos canais na TDT.

A Alta definição é um dos beneficiários da libertação de frequências, mas também os canais autonómicos (regionais) e locais que há muito são uma realidade em Espanha. As emissões em HD vêm ganhando terreno, sobretudo através do serviço público, com o alargamento das emissões do Canal TVE HD a vários pontos do território, mas também através de alguns canais públicos de âmbito regional.

Mas, há também boas notícias para os portugueses que residem nas zonas fronteiriças, em particular os que têm acesso aos sinais que chegam a partir do centro emissor de Montanchez. Nos últimos dias, a empresa espanhola Abertis, procedeu à alteração da frequência de emissão do Mux 67 espanhol, para o canal 39 da banda de UHF, a fim de solucionar definitivamente o conflito de frequências entre Portugal e Espanha (o Mux A português emite também no canal 67). Segundo informação recebida, a recepção dos canais espanhóis através deste multiplex melhorou de forma notória. Como tinha anteriormente informado, os sinais deste centro emissor alcançam com relativa facilidade inúmeras localidades da Beira Baixa e do Alto e Baixo Alentejo.

Actualmente a TDT espanhola é recebida em mais de 80% dos lares espanhóis e contra com um elevado grau de satisfação por parte dos telespectadores (inclusivé portugueses). Neste momento é difícil fazer uma comparação de números com a TDT portuguesa, pois em Portugal ainda não há dados divulgados. A única informação disponível reclama uma cobertura de 80% da população, o que obviamente não significa que 80% da população receba efectivamente a TDT. O número de portugueses que recebem a nossa TDT deverá ser, aliás, bem baixo, dada a ausência de promoção, a reduzida oferta de programas e o preço ainda elevado dos equipamentos compatíveis (receptores) com a norma a utilizar em Portugal (é possível adquirir equipamentos para receber a TDT espanhola a partir de 20€). De seguida apresento alguns dados que demonstram a enorme disparidade entre a oferta da TDT espanhola e a portuguesa.

TDT Espanhola:
  • Mais de 25 canais de televisão de acesso gratuito (a oferta varia de região para região);

  • Canais regionais e locais;

  • Canais de rádio de acesso gratuito;

  • Canais em Alta definição;

  • Generalização das emissões em 16:9;

  • Utilização de dois canais áudio (Dobragem/VO) por alguns canais;

  • Canais pagos (Gol Televisión);

  • Serviços interactivos;

  • TDT por satélite.
TDT Portuguesa:

  • 4 Canais de televisão de acesso gratuito.
------------------------------------------------------------

Prepara-te para o que vem aí em Junho.....

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Manifestação Sede LPFP, Porto - 23 Fevereiro - 18h00

Irá realizar-se na próxima terça-feira, dia 23 de Fevereiro, a partir das 18 horas, uma VIGÍLIA PELA VERDADE DESPORTIVA junto à sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Pretende-se com esta iniciativa juntar, não apenas os adeptos do FC Porto, mas todos aqueles que pretendam manifestar, de forma pacífica e ordeira, a sua revolta pela forma como a Liga Portuguesa tem sido completamente manipulada por factores externos aos campos de futebol.

A sede da LPFP situa-se na Rua da Constituição, nr. 2555, Porto.


Entrando na cidade do Porto pela Ponte da Arrábida na auto-estrada A1, poderá chegar lá da seguinte forma:

  • seguir pela continuação da A1 para a Via de Cintura Interna e sair para Boavista-Estádio;

  • seguir em frente na rotunda;

  • depois de cruzar com o viaduto, virar na primeira rua à esquerda (depois da bomba de gasolina);

  • virar à esquerda nos segundos semáforos;

  • virar à esquerda nos primeiros semáforos;

  • a LPFP está localizada no cruzamento com a primeira rua à esquerda.
Quem tiver GPS poderá chegar lá introduzindo as seguintes coordenadas N41º 09’ 52’’ e W8º 37’ 41’’.

Está na hora de dizer BASTA! Apoie e divulgue esta iniciativa!

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Tecnologia: Um Thriller de HD

Esta semana as novidades são poucas, mas ainda assim com algum interesse. Parece que o movimento pelo mundo dos gadgets diminui e como tal, fico com pouco para dizer. Depois de na semana passada a Apple ter apresentado o Ipad, parece que a industria das novas tecnologias tirou umas férias.

No entanto, ainda sobraram alguns resistentes que apresentaram trabalho durante esta semana. É o caso da Samsung que anunciou o lançamento de de um novo disco rigido portátil. Pode parecer banal, não fosse o facto de este disco ser uma edição especial, concebida especialmente para os fãs de Michael Jackson.

O Samsung S2 Portable, nome dado ao disco, será vendido com o filme “Michael Jackson’s This Is It”. Mas as novidades não ficam por aqui. Na verdade, a Samsung Electronics Co. não quis apenas lançar um disco estéticamente único, quis também, melhorar o desempenho e capacidade de armazenamento. Prova disso são os seus 500Gb de memória e uma capacidade de escrita aumentada.

Nas palavras da Samsung, “este será um disco perfeito para quem está a construir um colecção digital de filmes”. Para além destas novidades, o Samsung S2 Portable contará com o programa Auto Backup, para prevenir perdas de informação, uma “SecretZone” que incripta e armazena informação numa drive virtual e ainda “SafetyKey” que permitirá a protecção do disco através de uma palavra pass. A data para o inicio da comercialização foi escolhida para coincidir com o lançamento do filme em DVD e Blu-Ray, dia 22 de Fevereiro.

Escrito por Abílio Diz para o Blog OVerdadeiroPortugal e Jornal Fórum

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Para todos os que acham que os portugueses são os coitados da Europa e do mundo

Eu conheço um país que tem uma das mais baixas taxas de mortalidade mundial de recém-nascidos, melhor que a média da UE.

Eu conheço um país onde tem sede uma empresa que é líder mundial de tecnologia de transformadores.

Eu conheço um país que é líder mundial na produção de feltros para chapéus.

Eu conheço um país que tem uma empresa que inventa jogos para telemóveis e os vende no exterior para dezenas de mercados.

Eu conheço um país que tem uma empresa que concebeu um sistema pelo qual você pode escolher, no seu telemóvel, a sala de cinema onde quer ir, o filme que quer ver e a cadeira onde se quer sentar.

Eu conheço um país que tem uma empresa que inventou um sistema biométrico de pagamento nas bombas de gasolina.

Eu conheço um país que tem uma empresa que inventou uma bilha de gás muito leve que já ganhou prémios internacionais.

Eu conheço um país que tem um dos melhores sistemas de Multibanco a nível mundial, permitindo operações inexistentes na Alemanha, Inglaterra ou Estados Unidos.

Eu conheço um país que revolucionou o sistema financeiro e tem três Bancos nos cinco primeiros da Europa.

Eu conheço um país que está muito avançado na investigação e produção de energia através das ondas do mar e do vento.

Eu conheço um país que tem uma empresa que analisa o ADN de plantas e animais e envia os resultados para toda a EU.

Eu conheço um país que desenvolveu sistemas de gestão inovadores de clientes e de stocks, dirigidos às PMES.

Eu conheço um país que tem diversas empresas a trabalhar para a NASA e a Agência Espacial Europeia.

Eu conheço um país que desenvolveu um sistema muito cómodo de passar nas portagens das auto-estradas.

Eu conheço um país que inventou e produz um medicamento anti-epiléptico para o mercado mundial.

Eu conheço um país que é líder mundial na produção de rolhas de cortiça.

Eu conheço um país que produz um vinho que em duas provas ibéricas superou vários dos melhores vinhos espanhóis.

Eu conheço um país que inventou e desenvolveu o melhor sistema mundial de pagamento de pré-pagos para telemóveis.

Eu conheço um país que construiu um conjunto de projectos hoteleiros de excelente qualidade um pelo Mundo.

O leitor, possivelmente, não reconheceu neste país aquele em que vive... PORTUGAL.

Mas é verdade.Tudo o que leu acima foi feito por empresas fundadas por portugueses, desenvolvidas por portugueses, dirigidas por portugueses, com sede em Portugal, que funcionam com técnicos e trabalhadores portugueses.


Chamam -se, por ordem, Efacec, Fepsa, Ydreams, Mobycomp, GALP, SIBS, BPI, BCP, Totta, BES, CGD, Stab Vida, Altitude Software, Out Systems, WeDo, Quinta do Monte d'Oiro, Brisa Space Services, Bial, Activespace Technologies, Deimos Engenharia, Lusospace, Skysoft, Portugal Telecom Inovação, Grupos Vila Galé, Amorim, Pestana, Porto Bay e BES Turismo.

Há ainda grandes empresas multinacionais instalada no País, mas dirigidas por portugueses, com técnicos portugueses, de reconhecido sucesso junto das casas mãe, como a Siemens Portugal, Bosch, Vulcano, Alcatel, BP Portugal e a Mc Donalds (que desenvolveu e aperfeiçoou em Portugal um sistema que permite quantificar as refeições e tipo que são vendidas em cada e todos os estabelecimentos da cadeia em todo o mundo).


É este o País de sucesso em que também vivemos, estatisticamente sempre na cauda da Europa, com péssimos índices na educação, e gravíssimos problemas no ambiente e na saúde... do que se atrasou em relação à média UE...etc.

Mas só falamos do País que está mal, daquele que não acompanhou o progresso.
É tempo de mostrarmos ao mundo os nossos sucessos e nos orgulharmos disso.

Nicolau Santos, Director - adjunto do Jornal Expresso, In Revista "Exportar"

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A capital mundial do morticínio

É impossível não se pensar na facilidade com que dirigentes, jornalistas, figuras religiosas e cidadãos comuns de todo o mundo desviaram o olhar quando 6 milhões de judeus foram mortos no Holocausto. Mais fácil ainda é partir do princípio de que, chegada a nossa vez, nos comportaríamos melhor.

No entanto, até agora a guerra brutal aqui no Leste do Congo não só dura há mais tempo do que durou o Holocausto, como parece já ter reclamado mais vidas. De acordo com um estudo avalizado, calcula-se que as mortes causadas pela guerra no Congo totalizavam 5,4 milhões em Abril de 2007, e daí para cá o seu número aumentou ao ritmo de 45 mil por mês. Isso significa que, meia dúzia de anos volvidos, atingiram os 6,9 milhões. O que esses números não conseguem captar é a que ponto o Congo se tornou a capital mundial da violação, da tortura e da mutilação, sob formas que destroem sobreviventes como Jeanne Mukuninwa, uma linda e alegre rapariga de 19 anos que, surpreendentemente, consegue encontrar dentro de si a coragem de rir. Os pais desapareceram nos confrontos quando ela tinha 14 anos e por isso mudou--se para casa de um tio.

Uns meses mais tarde, a milícia hutu extremista invadiu a sua nova casa. Ela só se lembra que foi no dia em que começou o seu primeiro período menstrual, o único que teve. "Primeiro ataram o meu tio", conta Jeanne. "Cortaram-lhe as mãos, vazaram-lhe os olhos, deceparam-lhe os órgãos sexuais e assim o deixaram. Ainda estava vivo." A mulher e o filho também lá estavam. Depois levaram-nos para a floresta. A milícia é conhecida por raptar pessoas e escravizá-las. Os homens são feitos carregadores e as raparigas transformadas em escravas sexuais. Jeanne e as outras raparigas eram regularmente atadas e violadas por vários homens em sucessão. Depressa engravidou. As violações continuaram, às vezes com paus que lhe rasgavam o interior e a deixavam incontinente. Espantosamente, o feto sobreviveu, mas o pélvis da rapariga era demasiado imaturo para dar à luz.

Uma das pessoas sequestradas era um médico que tratava dos soldados. O médico, vendo que Jeanne estava perto de morrer devido à obstrução do canal de parto, abriu-a com uma velha faca, sem anestesia, e retirou-lhe o bebé. Jeanne ficou delirante e quase morta, pelo que a milícia a largou à borda de uma estrada.

"Ficou completamente destruída por dentro", diz outro médico, Denis Mukwege, que lhe salvou a vida depois de ser trazida aqui para Bukavu. Mukwege, de 54 anos, dirige o Hospital Panzi, de 400 camas, apoiado pela União Europeia e por grupos privados como a Fistula Foundation. Às vezes fala-se nele para o Nobel da Paz, pelos esforços heróicos de combater a guerra e sarar as vítimas. Mukwege operou Jeanne nove vezes em três anos para tratar das fístulas que a tornavam incontinente. Por fim teve êxito e ela voltou para a aldeia, para viver com a avó. "Disse-me que me mantivesse afastada de homens durante três meses", recorda Jeanne, para dar tempo ao corpo de sarar. Mas três dias depois de ter voltado para a aldeia, a milícia apareceu de novo e ela foi outra vez violada. Jeanne, mantida nua na floresta e a feder devido à reabertura dos ferimentos internos, acabou por conseguir fugir e encontrar o caminho de volta para o Hospital Panzi. E Mukwege já deu início a uma segunda ronda de cirurgias.

Cerca de 12% das mulheres violadas que tratou tinham contraído sífilis e 6% têm VIH. Ele faz o que pode para lhes tratar dos ferimentos internos e ajudá-las a sarar - até à vez seguinte. "Às vezes não sei o que estou aqui a fazer", desespera Mukwege. "Não há solução médica possível." Aquilo que mais falta não é ajuda humanitária para o Congo, mas um esforço internacional muito mais vigoroso para acabar com a própria guerra. Isso significa pressionar o vizinho Ruanda, um país tão aclamado pelo sua governação intrafronteiras que tende a obter boas notas apesar do possível papel que desempenha nos crimes de guerra. Também precisamos de pressionar o presidente congolês, Joseph Kabila, para que detenha o general Jean Bosco Ntaganda, procurado pelo Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra. E, como recomendou a organização de defesa de direitos Enough Project, precisamos de um esforço orientado pelos EUA para vigiar o comércio de minerais do Congo, para os senhores da guerra deixarem de comprar armas por meio da exportação de ouro, zinco e coltan (columbite-tantalite).

A não ser que se exerça alguma liderança nestas paragens, os combates no Congo, alimentados pelos lucros das exportações de minérios, continuarão indefinidamente. Por isso, se não agirmos agora, quando o faremos? Quando o morticínio chegar aos dez milhões? Ou quando Jeanne for raptada e violada pela terceira vez?



Exclusivo i/The New York Times

Jornalista

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Fuja destes hotéis, que são os mais porcos do mundo

Durante a semana em que estive na capital do Haiti matei duas baratas que se passeavam nas imediações da minha cama. O Hotel Coconut Ville em Port-au-Prince pode e deve ser perdoado por ter animais rastejantes a passearem no quarto 66: o terramoto de 12 de Janeiro e as réplicas que se lhe seguiram explicam a falta de pessoal e alguma ausência de higiene. O mesmo não podem dizer os donos dos hotéis incluídos na lista dos mais sujos do mundo, apresentada ontem pela TripAdvisor, uma agência internacional de turismo da internet.

A TripAdvisor (www.tripadvisor.com) costuma recomendar os melhores hotéis, resorts, férias, guias e pacotes de viagens. Em Portugal aconselha como exemplos de excelência a Quinta da Bela Vista, o Reid's Palace, o Hotel Palácio do Estoril, ou o Hotel Britania. Mas desta vez o sinal é de proibido: somos informados de quais os hotéis que devem ser evitados por serem os mais sujos do mundo. Curiosamente, Portugal não é incluído no Top 10 da falta de asseio na Europa, numa lista que vai de Londres, na Grã-Bretanha, a Budoni, em Itália.

O prémio para o hotel europeu mais sujo do ano vai para o assustador Grosvenor, de duas estrelas. A avaliação dos comentários oscila entre o péssimo e o horrível, com 90% dos que lá estiveram a não recomendarem o hotel. Das 41 pessoas que avaliaram o Grosvenor, localizado na Albert Road, 30 dizem ser "terrible". Apenas duas, provavelmente os donos do estabelecimento, o classificam como "excelente". A porcaria, de acordo com a TripAdvisor, está instalada.

O Reino Unido é de longe o Estado com mais instalações encardidas na lista negra da TripAdvisor, com oito hotéis no top 10. Do Park Hotel, em Londres, ao Minster, em York. Holanda, com o Dam Hotel em Amesterdão - e Itália, completam o parque hoteleiro a evitar.

A evitar também o pomposo Villaggio Club Porto Ainu, em Budoni, na Sardenha italiana. Está em 15.o lugar nos 15 hotéis da terra, em primeiro entre os mais sujos de Itália e em segundo nos de todo o continente europeu. Já agora, se marcar viagem para Roma, evite o Hotel Repubblica, que vem em segundo nos mais porcos do país de Berlusconi. Idem para o Nizza (4.o) e o Center 2 (5.o), ou o Rubino (8.o), todos imundos, na capital de Itália.

Se vai aos Estados Unidos e pensa instalar-se em São Francisco, evite o Hotel Heritage Marina, que ganha o primeiro prémio da porcaria americana. Vem seguido do Days Inn Eureka/Six Flags, no Missouri, e do Tropicana Resort, em Virginia Beach, onde também há que evitar o Super 8 At the Ocean, ambos perto do oceano Atlântico, mas muito longe da água doce e do sabão.

Fonte: Jornal I

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Tecnologia: Um fiasco chamado i-pad

Esta semana a desilusão impera neste texto. Não vos trarei várias novidades, só uma. Não vos vou falar com entusiasmo sobre o mundo dos Gadgets.

Steve Jobs, ao vigésimo sétimo dia do mês de Janeiro, surpreendeu, pela negativa, todos aqueles que admiram o trabalho da Apple.

Há muito que se anunciava o Ipad. Pelos blogues e sites da Web circulavam milhares de rumores e especulações. Umas a apontarem para as características que teria, outras para o preço. O que é certo é que durante semanas foram alimento para os milhares de entusiastas da marca e dos seus gadgets. No entanto, nenhuma delas teve fundamento. Aliás, mesmo o mais séptico dos utilizadores ficou desiludido com tamanha irresponsabilidade cometida pela Apple.

Quem esteve presente na conferência dada pelo dono da Apple, teve de esfregar várias vezes os olhos para confirmar que o novo Ipad não se tratava de uma versão aumentada do aclamado Ipod. De facto, as semelhanças são tantas, que ao olharmos pela primeira vez para este dispositivo, somos levados a pensar que os engenheiros da Apple colocaram o Ipod numa máquina de tortura e que o esticaram até não aguentar mais. A ideia da Apple era enfrentar o marcado dos netbooks e contornar a lentidão de que padecem os inúmeros modelos do mercado. Isso, Jobs até pode ter conseguido. Ao utilizar o Apple A4 de 1 GHz, não só investiu em produto caseiro, como, aparentemente, contornou o problema da lentidão, como o próprio afirmou. No entanto, se “vasculharmos” pelas informações adequadas, vemos que, apesar de os netbooks ainda serem equipados pelos processadores lentos ATOM, já se fala por ai nos novos Atom N450 “Pineview”, muitos deles equipados com NVIDIA Tegra. Lentidão não será a melhor palavra para definir estes componentes.

Para além desta desilusão toda, a Apple “matou” a noite ao anunciar que o Ipad iria funcionar na plataforma iPhone OS. À primeira vista até podia parecer uma boa aposta. Pois é, só pareceu. Depois de ligado, o Ipad é um sem número de limitações. Um ecrã de 9,7 polegadas sem capacidade de reproduzir vídeos em 16:9, ou seja, tudo o que quiser visualizar irá aparecer com barras pretas de lado. Não tem Webcam, mas também não tem Skype, nem chat, nem nenhum tipo de aplicação para comunicações. Mais estranho é o facto de não ter portas USB. Onde é que ligamos um teclado físico? Ou uma impressora? No mínimo desapontante. Por último, o Ipad não tem multitask, escrita inteligente, e não suporta flash. Ora, aí estão três coisas essenciais em qualquer dispositivo que possua internet. Se quiser escrever um texto e pesquisar informação ao mesmo tempo, não pode. Se quiser poupar tempo a escrever um texto, em que as palavras lhe são sugeridas por associação, não pode. Se quiser jogar aqueles joguinhos da net, também não pode.

O que sobra então de bom no Ipad?

O preço, que ao contrário do que se dizia custará, na versão menos equipada, metade do preço especulado (499$), a duração da bateria (10 horas), o peso (rondará os 0,68kg e os 0,73kg) e a espessura que não irá ultrapassar 1,5cm.

De facto, sobra muito pouco para um dispositivo que foi anunciado com pompa e circunstância e envolto num clima de grande expectativa. Resta saber se o Ipad será, a seguir ao MacBook Air, o segundo grande fiasco da Apple.

Escrito por Abílio Diz para o Jornal Fórum e blog OVERDADEIROPORTUGAL

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Quem quer tramar a TDT?

No passado dia 22 de Janeiro, sensivelmente a meio da tarde, começou a circular a notícia de que a Portugal Telecom tinha pedido a revogação das suas licenças para os canais pagos da TDT. Na prática isto significa que a mesma desistiu de lançar o seu projecto de TDT paga.

Importa recordar que este projecto envolvia largas dezenas de milhões de euros e, acreditando no que foi anunciado, teria grande impacto na sociedade e em vários sectores da economia portuguesa.
Desde então tenho aguardado por mais informações nos canais de televisão (que são parceiros da PT na TDT). Em vão! Zero!

Entretanto a Anacom informou ontem que aceitou o pedido da PT e que iria devolver a caução de 2.5 milhões de euros entregue aquando da candidatura ao concurso da TDT paga.

Como é possível que o cancelamento de um projecto de investimento desta dimensão e com este impacto na sociedade e na economia não seja notícia em nenhum telejornal? Não terá relevância noticiosa?

A radical alteração do modelo de oferta da TDT portuguesa não é notícia? Como é possível que tenha passado ao lado das televisões? Será uma matéria demasiado sensível? Incómoda?

O facto de as televisões (RTP, SIC e TVI) terem com a PT uma relação de dependência, estará na origem deste silêncio? Existirá algum acordo para “abafar” esta notícia?
Terá sido mera coincidência que a notícia tenha saído a público ao final da tarde de uma Sexta-feira?

A ocultação selectiva de informação não será um caso de manipulação da opinião pública?
O silêncio das televisões é mais uma evidência (como se de mais houve-se necessidade), da falta de isenção dos principais media portugueses! É o resultado da completa submissão aos poderes político e económico. Os órgãos de informação são, também eles, por omissão (pelo menos), co-responsáveis pelo estado a que chegou o processo de introdução da televisão digital terrestre em Portugal. Não questionam, não investigam, não informam, não criticam.
Agora seria o momento oportuno para os principais actores desta péssima novela responderem a algumas questões. Mas, ou ninguém quer fazer as perguntas ou, não há ninguém disponível para responder. Típico… então faço-as eu!

Ninguém se interroga porque motivo se, desde Abril de 2009, a PT vem dizendo que o projecto iria ser reformulado, a ERC, a Anacom ou o Governo não se manifestaram imediatamente, pedindo esclarecimentos? Publicamente não são conhecidas quaisquer tomadas de posição. Alguém tem conhecimento?

E porquê aguardar praticamente até ao final do prazo legal para pedir a revogação das licenças? Não terá sido um expediente para tentar inviabilizar ao máximo a abertura de novo concurso?
Cada vez mais, na política e nos negócios, as tácticas manhosas são praticadas na mais completa impunidade.

Em projectos desta importância nada acontece por acaso, não pode. Por tudo o que tem sucedido neste processo de introdução da televisão digital terrestre, e que tem sido relatado e debatido neste Blog, estou hoje convicto que a TDT segue um guião “paralelo”. Esta terá sido apenas uma das “cenas” principais. Infelizmente, nesta triste novela, como em tantas outras, a maioria dos portugueses limita-se a assistir e, consequentemente, não tem influência na evolução da história.

É minha opinião que, para afastar polémicas, muita da informação relacionada com a TDT tem sido e continua a ser deliberadamente deturpada e ocultada. Com grande eficácia pois, infelizmente, apenas uma pequena minoria está a par do que se tem passado com a televisão digital terrestre portuguesa e das consequências para o futuro.

Em muitos países a TDT (gratuita e paga) é um grande sucesso: Espanha, França, Itália, Reino Unido, etc. Isto, porque foram tomadas as decisões acertadas, houve um planeamento cuidado, divulgação e, sobretudo, houve respeito pelo consumidor. Em Portugal, é o desastre que está à vista de todos. Nem os erros cometidos no passado recente por alguns países demoveram os “responsáveis” portugueses de trilhar um caminho que à partida se sabia terminar num beco sem saída. Mas, quem sabe se o estado de coisas actual afinal não interessa a alguém?

Por cá, debate-se o mesmo tema na rádio ou na TV, n vezes, até á exaustão! De TDT nunca ouvi falar! Por cá, tal como nas sociedades com alto défice democrático, a Internet tem sido o único espaço onde os cidadãos podem aceder a alguma informação, conhecer a verdade e, fazer ouvir livremente a sua voz a respeito desta matéria. Pena é que, apenas uma pequena minoria faça alguma coisa para tentar inverter este estado de coisas. Uma coisa é certa, no final os portugueses vão ter apenas aquilo por que lutaram ou, o que é o mesmo, aquilo que merecem.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Transmissão Liga Sagres: Benfica VS Leira

Para não me acusarem de ser demasiado Portista, aqui fica uma prenda para todos os benfiquistas e adeptos do Leiria. Benfica VS Leiria; Liga Portuguesa de Futebol Profissional; Jogo antecipado da 20ª Jornada




E não se esqueçam de agradecer!

Se quiserem que comece a passar mais jogos, digam!

Abraço e boa sorte União de Leiria!

Ó Juca! Tu põe-te a pau...

  • Depois do sabonete seboso, Rui Santos, debitar múltiplos orgasmos em directo e primeira mão;


  • depois de todos os pasquins desportivos fazerem capa do assunto;


  • depois de o jornal "A Bola Online" ter então a desculpa para disponibilizar as imagens que dizia ter e envolver meio Porto e arredores, na confusão da Luz;


  • depois do insuspeito Correio da Manha "esmiuçar" como só ele e as coisas mais fétidas e fedorentas sabem esmiuçar;


  • depois de tudo visto, revisto, Trivisto, penta e octa-visto...
eis que vem a TVI vestida de um novo manto de isenção mostrar aquilo que todos os demais órgãos de comunicação social teimavam em manipular, omitir e branquear.

Apreciem!! Finalmente as imagens que denunciam o "laranjinha" Sandro Correia a provocar o outro lado da barricada, cujas costas quentes são afagadas pelos Ruizinhos e amiguinhos da Luz...



Pasma-me esta espécie de isenção do canal de Queluz na abordagem a estas imagens.

Terá esta mudança de atitude alguma coisa a ver com o facto do fervoroso Lampião e ex-director de Informação da estação lisboeta, ter sido substituído pelo reconhecido portista, Júlio Magalhães ?

Ó Juca! Tu põe-te a pau... A malta agradece, mas olha que assim, não vais longe...

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Túnel da vergonha: Carta aberta ao Sr. Rui Santos - 01-02-10

O último dia do mês de Janeiro de 2010, curiosamente o último dia de "mercado" aberto, fica marcado por um espectáculo mediático lamentável, em que o protagonista de serviço foi o Sr. Rui Santos, num programa desportivo emitido num canal de notícias português.

Rui SantosIa ouvindo divertido os desmandos do Sr. Rui Santos, até que o ouvi uma referência a Ruben Micael como alguém que assumiu o seu papel de «soldado» do FC Porto, ao queixar-se do já célebre túnel da Luz, como se fosse anormal esse comportamento, no FC Porto, noutro clube, ou em qualquer empresa. Então assaltou-me uma dúvida: «E este Sr. Rui Santos? É soldado de quem para estar ali a fazer esta figura?»

Lembrei-me de repente de um episódio bem recente envolvendo este senhor e o FC Porto e fez-se luz(...): Este homem está pura e simplesmente a vingar-se do FC Porto! Lembrei-me da forma como Pinto da Costa se referiu à sua iniciativa junto da Assembleia da República! Lembro-me vagamente de ouvir falar em «palhaçada», até porque o visado aparecia acompanhado, entre outros, pelo Presidente do SLB, que de transparente tem muito pouco, e ainda para mais no que já vai desta inenarrável época 2009/10. E deduzi logo: Não estou a ver este homem a dar o flanco por uma côr clubística, mas não se metam com as causas dele!

Percebido o motivo da sua vingança pessoal, que o faria estar a dar a cara naquele triste espectáculo mediático «encomendado» pelos «suspeitos do costume», não deixei de me concentrar e fazer apontamento de uns quantos pontos que me parecem pertinentes:

1) O Sr. Rui Santos refere que as imagens que descreveu de forma aturada não poderiam, à luz dos regulamentos, servir para provar fosse o que fosse. Mas então, Sr. Rui Santos, porque é que mostraram as imagens então? Consigo vislumbrar duas razões: a primeira é porque ajudariam a corroborar uma das versões apresentadas, a outra é porque fiquei com a sensação que o espectáculo mediático já é para nos preparar para determinado tipo de desfecho neste caso lamentável. Já nem falo no julgamento público de que foi alvo o FC Porto, isso já é uma situação normal na CS onde se move o Sr. Rui Santos...

2) Notei igualmente que o Sr. Rui Santos referiu que nestas imagens não era possível ver provocações, apenas as agressões dos jogadores do FC Porto. Muito bem. Tendo em atenção que a origem destas imagens é de quem é, será plausível perguntar onde estão as imagens que ajudam, mais não seja, a atenuar a atitude dos jogadores do FC Porto? Porque não perguntou onde estavam essas imagens? Era uma pergunta que exigia alguma coragem e, claro, totalmente incompatível com o papel de soldado que assumiu em directo na televisão. "Não terão havido provocações", ou só estamos a ver parte das imagens? Porque é que estas imagens estão sistematicamente cortadas? Afinal, as imagens do túnel de Braga ou da Luz são da mesma qualidade...

3) Sr. Rui Santos, temos aqui um exemplo em que se utilizam tecnologias para tirar a limpo uma determinada situação? Já que a causa lhe é tão querida pergunto-lhe: é esta transparância que defende? É que estamos a ver um caso em que há tecnologia, mas onde está a falhar a transparência de processos. Onde está a coragem para falar nisso?

4) Porque é que o Sr. Rui Santos se refere a «socos» nuns casos, e noutros a «toques» e «empurrões»? Defende igualmente a tese que os jogadores do FC Porto estavam perturbados. Mas então...e no ano passado, em que o FC Porto nem perdeu o jogo? Qual é a explicação para a nossa perturbação?!

5) Notei igualmente à forma como se referiu aos «stewards» como assistentes de recintos desportivos, como ênfase na última palavra, pois está claro. Foi leviana a forma como passou por cima de um assunto tão importante. Esqueceu-se da sua função de jornalista, que lhe teria feito falar no artigo 1 da Portaria nº 1522-B/2002, para chegar à conclusão que nem se tratam de agentes desportivos. Aqui fica o artigo:

Assistente de Recinto Desportivo (artigo 1) é um vigilante de segurança privada (sujeitos aos deveres previstos no regime jurídico que regula o exercício da actividade de segurança privada), especificamente formado com o objectivo de garantir a segurança e o conforto dos espectadores nos recintos desportivos (definição prevista na lei que estabelece medidas preventivas e punitivas a adoptar em caso de manifestações de violência associadas ao desporto) e anéis de segurança ( definição prevista no regulamento das condições técnicas e de segurança dos estádios).

6) Voltando ao Ruben Micael..então achou estranho o Nacional não se queixar após o SLB-Nacional? Uma coisa é certa...as declarações do Ruben no final do jogo, e que são do seu conhecimento, não lhe mereceram grandes reparos na altura. O Nacional queixar-se? Sabe o que o FC Porto disse relativamente a uma hipotética queixa em 2008? Que não valia a pena! Infelizmente, não o ouvi dissertar sobre isso. No dia desse SLB-Nacional, temos a certeza que não pensou noutra coisa senão elogiar um certo caudal ofensivo...

7) Refere-se ainda a uma situação de despesismo como possível razão da saída de um administrador da SAD do FC Porto, num clube que é «só» tetracampeão e que está quase sempre bem na Champions League. Que ligeireza. Aliás, a mesma ligeireza que com que se fartou de elogiar os gastos faraónicos do SLB e a nova política do SCP (que nesta reabertura de mercado, já vai em mais de 10 milhões de "reajustes").

8) E sobre os outros assuntos da semana, porque não houve um único comentário a situação GRAVE (sei que o Sr. gosta de usar esta palavra!) que envolve a EPUL e o Benfica, e que resultou de uma investigação agora terminada pela PJ?

9) Esta sua actuação é lamentável. Deitou «gasolina» num ambiente já de si explosivo, não deixando, ao mesmo tempo, de criticar os outros agentes de falta de urbanidade. Lamentável.

10) Em homenagem a todos os Rui Santos do burgo, as imagens do túnel do próximo FC Porto-Benfica deveriam ser transmitidas em directo nos écrãs gigantes do estádio do Dragão. Isto sim seria tecnologia e transparência de processos ao serviço da verdade.

11) Uma palavra final à sua sondagem de programa para lhe dizer que eu votaria "os campeonatos ganham-se no campo". Tenho essa percepção, reforçada nos últimos 4 anos em que andaram com Apitos Dourados e outras palhaçadas, por si "superiormente" analisadas. Dentro do campo, foi o que se viu. Mas para si, estes 4, ainda assim, estão dentro dos tais famosos "últimos 30 anos" cheios de confusão e trapaça. Mais do mesmo. Espero que tenha valido a pena...