segunda-feira, 1 de março de 2010

Tecnologia: Este Mercedes-Benz é o prenúncio de uma nova era

Depois de na semana passada termos acompanhado o Mobile World Congress, nesta edição regressamos aos grandes gadgets. E que grande gadget é este, que me deixou de boca aberta, não só pela tecnologia que integra, mas também pelo design agressivo? É o F800 Style concept car da Mercedes, que foi anunciado esta semana e que terá presença garantida no Geneva Motor Show, no próximo mês de Março.

Este Mercedes-Benz é o prenúncio de uma nova era no que diz respeito à “tecnologia verde”. Os criadores deste novo modelo prometem uma autonomia de 45km, na utilização exclusiva do motor eléctrico, e de 600km, através da combinação entre o motor eléctrico e as fuel cells integradas. O motor V6 será capaz de produzir uma potência de 300Cv e ganhará mais 109 através do módulo híbrido, o que para um motor ecológico não está nada mau. O resultado desta inovação será a possibilidade de circular na cidade recorrendo apenas ao motor eléctrico e caso seja necessário recorrer ao motor de combustão, as emissões de CO2 serão de apenas 68 gramas por quilómetro.

Para além desta novidade, a Mercedes promete duas novas tecnologias, integradas no F800. Em primeiro lugar o Distronic Plus Traffic Jam Assistant; este sistema é uma versão melhorada do Cruise Control e que é capaz de virar o carro em curvas, desde que não ultrapasse os 40 kmh. Em segundo lugar o Pre-Safe 360-degree system, que não é mais do que a tecnologia de travagem em caso de detecção de colisão iminente, só que aplicada à traseira do veículo, ou seja, se o sistema detectar uma provável colisão na traseira do carro, activará de imediato o sistema de travagem, para evitar um choque em cadeia.

Já quanto ao design, Chris Bangle quis inovar. Com inspiração no modelo SLS AMG, o F800 é constituído por linhas agressivas, desportivas, mas ao mesmo tempo suaves. A frente tem uma ligeira inclinação que lhe confere mais aerodinâmica e a grelha frontal confunde-se com o para-choques. Dá a sensação que o carro foi construído a partir de uma peça única, como se tivesse sido esculpido e limado, até ao mais pequeno pormenor. O interior reserva, ainda, mais surpresas.

A escolha de portas deslizantes é desde logo um sinal de que este modelo é revolucionário. E para complementar essa sensação aguarda-nos um iteriror ao estilo dos melhores filmes de ficção científica. Os vários componentes que integram o cockpit seguem as linhas exteriores. Num estilo agressivo, mas suave, o tabelier é uma verdadeira peça de arte. Um volante pouco convencional é uma espécie de controlo remoto de tudo o que se passa no carro. Para além disso, existe um touchscreen incorporado no tabelier, com todas as funções indispensáveis de um automóvel.

Neste campo os engenheiros da Mercedes garantem extrema sensibilidade ao toque, para que os seus utilizadores não tenham qualquer dificuldade em aceder aos vários menus disponíveis. Outra das inovações é a ausência de alavanca de mudanças. Este componente passa na integra para o volante, seguindo uma tendência que já vem sendo regra nos novos modelos das melhores marcas automóveis.

Sem dúvida que este é um grande automóvel e um marco na indústria automóvel. No entanto, ainda falta um mês para o vermos fora do papel. Aí sim, teremos a percepção de todas as potencialidades do Mercedes-Benz F800 Style.

Escrito por Abílio Diz para o blog OVerdadeiroPortugal e Jornal Fórum

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Beijo de Judas


Na íntegra, o comunicado do SL Merda:
    Depois de uma análise cuidada do acórdão do Processo Disciplinar nº 34-09/10, a Sport Lisboa e Benfica Futebol SAD reitera que ficou provado de forma inequívoca a não existência por parte dos ARD de quaisquer “agressões ou insultos”. Mais, registe-se a nota de estranheza inscrita no acórdão em relação ao facto de “não ter ficado elucidada a razão de permanência no hall de acesso aos balneários de elementos do Staff da F.C Porto SAD e alguns jogadores”, facto que a Comissão Disciplinar afirma ter concorrido para toda a situação verificada posteriormente.

    Não deixamos, no entanto, de salientar uma contradição entre o que foi destacado pela Comissão Disciplinar como uma actuação correcta dos ARD no momento de permitir a passagem da equipa de arbitragem, salientando a seguir “o excesso de zelo” que tiveram na sua acção.

    Daí, e apesar do acórdão assinalar, que esta Sociedade não teve responsabilidades e tudo fez para evitar os acontecimentos verificados, resultou uma tímida condenação da SL Benfica Futebol SAD.

    Depois de devidamente ponderados os fundamentos e as razões traduzidas no acórdão, a Benfica Futebol SAD considerando que:

    a) O arrastar deste processo serve apenas os interesses daqueles que são os verdadeiros responsáveis pelos incidentes;

    b) A eventual procedência do nosso recurso poderia significar o agravamento das sanções já aplicadas aos atletas do F.C Porto;

    c) A verdadeira dimensão da responsabilidade dos atletas do F.C Porto e de outros agentes envolvidos será ainda apurada no âmbito dos processos-crime que continuam a seguir o seu curso junto do Ministério Público;

    Esta Sociedade decidiu que não apresentará recurso das sanções aplicadas pela Comissão Disciplinar no âmbito do processo em causa.

    Mourolândia, 26 de Fevereiro de 2010
Tradução para PORTOguês:

    SL Merda prescinde do recurso porque a obra está feita. SCBraga e FCPorto foram enfraquecidos (curiosamente nenhum jogador do Benfica foi visto nos túneis). E porque não olham a meios para atingir fins, atente-se nas nomeações dos árbitros para este fim-de-semana (mais uma!). A dupla de ponta-de-lancas, Ricardo Costa e Vitor Pereira, são de facto, as melhores aquisicões do SL Merda nesta época 2009/2010.
Não sei se ria, se chore ou se vomite... perante tamanha hipocrisia, que fede!!!

Mas desde quando é que o azeiteiro do RAP (Ricardo Araujo Pereira) começou a escrever os comunicados do SL Merda?

Até fiquei emocionado com tanta generosidade. São atitudes destas que fazem com que a Liga portuguesa seja aquilo que é actualmente.

MORAL DA HISTÓRIA:

    Um comunicado que é uma realidade paradisíaca. Ou então... (mais) um tiro na cabeça. Em Maio, uma vinda ao Dragão, vai-vos fazer acordar para a vida. Lindo dia esse que vos espera. A vingança serve-se muito fria... num 'longo' túnel!!!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

TDT Espanhola: novidades

A implantação da televisão digital terrestre na vizinha Espanha entrou na sua recta final. É já a partir de 10 de Março que entra em vigor a última fase do plano com vista ao desligamento de todas as emissões analógicas em 3 de Abril próximo. Desde 2008 que muitos emissores e retransmissores analógicos vêem sendo desligados, libertando frequências que serão em parte utilizadas para a introdução de novos canais na TDT.

A Alta definição é um dos beneficiários da libertação de frequências, mas também os canais autonómicos (regionais) e locais que há muito são uma realidade em Espanha. As emissões em HD vêm ganhando terreno, sobretudo através do serviço público, com o alargamento das emissões do Canal TVE HD a vários pontos do território, mas também através de alguns canais públicos de âmbito regional.

Mas, há também boas notícias para os portugueses que residem nas zonas fronteiriças, em particular os que têm acesso aos sinais que chegam a partir do centro emissor de Montanchez. Nos últimos dias, a empresa espanhola Abertis, procedeu à alteração da frequência de emissão do Mux 67 espanhol, para o canal 39 da banda de UHF, a fim de solucionar definitivamente o conflito de frequências entre Portugal e Espanha (o Mux A português emite também no canal 67). Segundo informação recebida, a recepção dos canais espanhóis através deste multiplex melhorou de forma notória. Como tinha anteriormente informado, os sinais deste centro emissor alcançam com relativa facilidade inúmeras localidades da Beira Baixa e do Alto e Baixo Alentejo.

Actualmente a TDT espanhola é recebida em mais de 80% dos lares espanhóis e contra com um elevado grau de satisfação por parte dos telespectadores (inclusivé portugueses). Neste momento é difícil fazer uma comparação de números com a TDT portuguesa, pois em Portugal ainda não há dados divulgados. A única informação disponível reclama uma cobertura de 80% da população, o que obviamente não significa que 80% da população receba efectivamente a TDT. O número de portugueses que recebem a nossa TDT deverá ser, aliás, bem baixo, dada a ausência de promoção, a reduzida oferta de programas e o preço ainda elevado dos equipamentos compatíveis (receptores) com a norma a utilizar em Portugal (é possível adquirir equipamentos para receber a TDT espanhola a partir de 20€). De seguida apresento alguns dados que demonstram a enorme disparidade entre a oferta da TDT espanhola e a portuguesa.

TDT Espanhola:
  • Mais de 25 canais de televisão de acesso gratuito (a oferta varia de região para região);

  • Canais regionais e locais;

  • Canais de rádio de acesso gratuito;

  • Canais em Alta definição;

  • Generalização das emissões em 16:9;

  • Utilização de dois canais áudio (Dobragem/VO) por alguns canais;

  • Canais pagos (Gol Televisión);

  • Serviços interactivos;

  • TDT por satélite.
TDT Portuguesa:

  • 4 Canais de televisão de acesso gratuito.
------------------------------------------------------------

Prepara-te para o que vem aí em Junho.....

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Manifestação Sede LPFP, Porto - 23 Fevereiro - 18h00

Irá realizar-se na próxima terça-feira, dia 23 de Fevereiro, a partir das 18 horas, uma VIGÍLIA PELA VERDADE DESPORTIVA junto à sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Pretende-se com esta iniciativa juntar, não apenas os adeptos do FC Porto, mas todos aqueles que pretendam manifestar, de forma pacífica e ordeira, a sua revolta pela forma como a Liga Portuguesa tem sido completamente manipulada por factores externos aos campos de futebol.

A sede da LPFP situa-se na Rua da Constituição, nr. 2555, Porto.


Entrando na cidade do Porto pela Ponte da Arrábida na auto-estrada A1, poderá chegar lá da seguinte forma:

  • seguir pela continuação da A1 para a Via de Cintura Interna e sair para Boavista-Estádio;

  • seguir em frente na rotunda;

  • depois de cruzar com o viaduto, virar na primeira rua à esquerda (depois da bomba de gasolina);

  • virar à esquerda nos segundos semáforos;

  • virar à esquerda nos primeiros semáforos;

  • a LPFP está localizada no cruzamento com a primeira rua à esquerda.
Quem tiver GPS poderá chegar lá introduzindo as seguintes coordenadas N41º 09’ 52’’ e W8º 37’ 41’’.

Está na hora de dizer BASTA! Apoie e divulgue esta iniciativa!