O título da crónica não tem nada de anormal; está na linguagem russa, e traduzido, dá qualquer coisa como, a “Campanha dos Cegos”, algo que se anda a passar na nossa Comunicação Social. Muitos de vocês perguntam, "mas afinal que raio tem a ver os Russos com as campanhas"?
A resposta não é simples, mas basta estarmos atentos ao que se vai passando para reconhecermos algumas semelhanças com um senhor de nome Yuri Andropov, que durante anos, ainda como chefe do KGB, mandou e desmandou, calou, enganou, ludibriou, escondeu e mentiu ao povo Russo com as suas campanhas de desinformação e claro, a sua política inquisidora (algo normal naquele tempo).
O que se vai passando na nossa Comunicação Social é parecido, vamos por partes. Os
ENGANOS:
1. o Jornal Rascord troca a classificação da Liga no seu site... foi engano, eu percebo! 2. o site Maisfutebol escreve “Atenção FC Porto: Jurado reforça o Schalke 04”... não me lembro destes terem calhado no nosso grupo! 3. o site da Liga de Clubes apresenta como resultado final: ”Rio Ave 2-2 FC Porto”... eu sei, a vontade é tanta que até se atrapalham!
Claro que isto foi só estes dias, tinha mais para mostrar, mas estas são as mais evidentes. Depois, como qualquer campanha, não é completa sem a MENTIRA:
4. a SIC(quem mais poderia ser?!) dá em nota de rodapé que o FC Porto vence o Rio Ave com arbitragem polémica. Como sei qual é o lance a que se referem, nem me vou alongar, apenas dizer a estes acéfalos que o lance é precedido de fora do jogo, por isso, não há lugar para penáltis, mas se calhar estão-se a referir ao Milhazes que só um milagre manteve este Neandertal em campo. 5."FC Porto tenta Salvio e este foge para eterno rival" ou "Assinou em 2 segundos"... está claro que estas pérolas, têm origem nos nossos Amigos do Rascord e A Bola. A pergunta que fica é, se temos até extremos a mais, para que precisava o FC Porto de mais um extremo? Deve ser mais um negócio tipo a renovação do “Jasus” que mal se falou em FC Porto, dobraram-lhe o ordenado.
Depois, para compor o resto da “Campanha dos Cegos”, temos o LUDIBRIAR e o ESCONDER das massas algo, o que na realidade, vai acontecendo, basta dar uma vista de olhos aos jornais de quarta, quinta e sexta-Feira passada, para vermos que afinal o Braga e o FC Porto não fizeram nada de especial, devo arriscar até a dizer que quem cair aqui de pára-quedas, nem sonha sequer que o Braga arrumou brilhantemente o Sevilha e o FC Porto passou a eliminatória, fazendo em casa um super jogo, com um resultado 4-2.
6. em vez disso, tivemos um a pedir pinheiros, o outro que anda de aeroporto em aeroporto a apanhar aviões de propósito para trazer os “Hlebes” pela mão... até compreendo pelo que já vi acontecer naquele aeroporto; são bem capazes de raptar os jogadores que vêm para o colosso.
O resto da Campanha, vocês já conhecem... um FC Porto com 3 Vitórias, sem sofrer golos e com um futebol de encher o olho e cativar qualquer um. Enquanto isso, os directores dos pasquins lá de baixo, andam entretidos a varrer as asneiras dos frangueiros de serviço e ainda fico à espera para ler e ouvir o que vai sair daquele R&C. Acho que este ano, alguém apresenta a demissão para os lados da Segunda Circular.
Quanto aos comentadores de serviço por essas televisões fora, já nem perco tempo, não consumo, faz-me mal ouvir mentiras atrás de mentiras e sinais de grandeza a cair de podre. Desisti de gente com caracóis que apenas dedica 1 minuto ao nosso clube e passa outros 59 a falar do clube do coração, dos Manhas, dos Ritas e dos outros caramelos que nem vale a pena tentar ouvir, pois já sabemos qual é o disco.
Disco esse que colou graças a uma máquina de comunicação social que trata os Melhores, os Bons e aqueles que realmente fazem algo pelo País, como gente menor e corrupta... é por isso que estamos onde estamos.
Daí ter chegado à conclusão que vivemos numa autêntica URSS, comandada por gente como o Sr. Andropov, onde o vermelho é a cor da grandeza e da mentira, porque no fundo, vivemos com os cofres vazios e só disfarçamos quando tentamos comprar guerras com alguém. Também na altura, os culpados eram sempre os mesmos e os grandes eram os da Capital.
Por isso meus Amigos, não consumam esta CS, pois está podre e cheia de gente reles. Só tenho pena que o tempo não volte atrás, para tratar esta gente como antigamente se tratava a corja jornaleira nas Antas... fica este vídeo para quem não se lembra recordar como era naquele tempo:
Um abraço Tripeiro e muito... muito Portista.