terça-feira, 31 de março de 2009

Frederico Gil sem complexos faz tremer Nadal

O tenista português Frederico Gil encerrou ontem a memorável passagem pelo Masters 1000 de Miami, ao ser batido, por 7-5 e 6-2, pelo melhor tenista da actualidade. Numa hora e 35 minutos, o português e 74º do ranking mundial colocou várias vezes seriamente em causa o largo favoritismo de Rafael Nadal.

O espanhol, de 22 anos, chegou, inclusive, a mostrar--se desconfortável com a eficácia do jogo de Gil e teve de recorrer às suas melhores armas, bem como ao conhecido poder mental, para seguir em frente. Foi obrigado a recorrer ao seu espírito guerreiro e a suar muito.

Depois de ter estado a comandar por 5-4, 30/15 (serviço Nadal), Gil, de 24 anos, ficou a dois pontos da conquista do primeiro set. Seria um prémio extra numa actuação presenciada por mais de dez mil espectadores, incluindo a cantora Shakira que, no final, e na zona reservada aos jogadores, fez questão de ir cumprimentar Nadal.

Concluída a presença num torneio em que ganhou quatro encontros – dois no qualifying e os restantes no quadro principal – e embolsou 21 300 dólares (16 000 euros), o tenista de Sintra já não virá a Portugal antes do ATP World Tour de Casablanca (Marrocos), na próxima semana. O jogador viaja hoje para Itália, de modo a juntar-se a Rui Machado e a outro técnico do Clube Escola de Ténis de Oeiras (CETO), André Ferreira. "Que me desculpem os portugueses, mas o Frederico tem de ser protegido, pois a vida continua no circuito", justificou o treinador João Cunha e Silva.


"NADAL É UMA FORÇA DA NATUREZA" (Frederico Gil, Tenista português)

Correio da Manhã – Defrontar Rafael Nadal cria sempre um natural nervosismo?

Frederico Gil – Confesso que não dormi lá muito bem. Contudo, entrei confiante e, apesar de ter vivido situações novas e de clara pressão, sinto que saio mais forte. E demonstrei que tenho potencial para evoluir.

– O que marcou a diferença?

– Uma vez mais ficou demonstrado que Rafael Nadal possui uma impressionante força interior. É uma força da natureza!

– O que lhe disse o número um mundial no final?

– Disse-me: "Bem jogado. Continua assim." .

– Qual a principal lição que recolhe desta campanha?

– Estou no bom caminho e terei de manter os pés bem assentes no chão. Necessito de continuar a trabalhar para voltar a conseguir bons resultados nos grandes torneios.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário