segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Zon tem 1,3 milhões de casas cobertas a 100 Mbps

Rodrigo Costa, administrador da Zon, anunciou hoje que já chegou aos 1,3 milhões de lares cobertos com acessos de 100 Mbps. Até ao final de 2009, a operadora conta ter cerca 2,8 milhões de lares cobertos. Sem precisar um número, a Zon informa que cerca de um terço dos novos clientes tem optado pelas velocidades de 100 Mbps. Os responsáveis da detentora da TV Cabo informaram que o por “casas cobertas” deve entender-se casas cuja proximidade da rede da Zon permite aceder a uma determinada velocidade num máximo de três dias (no caso de não terem já essa velocidade instalada).

O conceito de “casas cobertas” foi adoptado pela operadora segundo directivas propostas pelo Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial (ICAP), após as queixas apresentadas durante a semana passada pela PT contra a campanha publicitária da Zon Fibra. A expansão da rede teve por base a remodelação dos “nós” que fornecem os acessos a bairros e ruas das várias localidades portuguesas, mas também a migração para o software Docsis 3.0. Rodrigo Costa desmistifica a suposta superioridade tecnológica da instalação de fibra óptica até dentro de casa dos clientes ( Fiber To The Home ou FTTH) face à rede híbridas da Zon, cujo último troço que liga às casas dos clientes é composto por cabo coaxial: «Um terço da rede da Zon tem fibra óptica e presta os mesmos serviços prestados por quem tem uma rede integral de fibra óptica.

Além disso, antes dos nossos concorrentes, já tínhamos clientes com acessos de fibra óptica em casa que vieram da compra da TV Tel». Depois de se dizer «indignado» por «um concorrente querer apropriar-se do termo fibra», o líder da Zon lembrou que o importante «é já poder fornecer vídeos de Alta Definição (HD) e poder disponibilizar 100 Mbps a 1,3 milhões de casas».

O responsável da Zon lembrou que a evolução da banda larga não vai parar por aqui – até porque os testes nas velocidades de 200 Mbps vão prosseguir, o que leva a crer que, em breve, haverá novidades. Quanto ao diferendo que PT e Zon têm protagonizado em torno das campanhas de publicidade, Rodrigo Costa também não hesitou em considerar que a «comunicação do nosso concorrente não corresponde à realidade».

Todas estas declarações foram proferidas no dia em que a Zon anunciou ter alcançado, durante o primeiro semestre de 2009, 391 mil clientes de triple play, 3,2 milhões de modalidades de serviços contratadas, 29,1 milhões de euros de lucro e 400,6 milhões de euros de receitas.

Fonte: exameinformatica

1 comentário:

  1. zon discrimina brasileiro na frente de varios candidatos por motivos de sotaqu, estou indigando... No Brasil todos os portugueses são tratados como igual, mesmo com sotaque se entende muito bem. Estou com muita vergonha.

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