terça-feira, 2 de junho de 2009

Resumo da Conferência da Microsoft na E3 2009

A conferência arrancou cinco minutos mais cedo do que previsto. A razão era a apresentação em palco, a primeira de muitas, de Rock Band: Beatles. Durante a apresentação, entram as duas primeiras “lendas” em palco, nada mais do que Paul McCartney e Ringo Star, onde já estavam Yoko Ono e Olivia Harrison, completando o legado dos Beatles. Depois de breves declarações de circunstância, saíram de palco. Novidade é que a música "All You Need is Love", um dos hinos dos Beatles, será exclusivo para a Xbox 360.

Paul Schappert, que fez de anfitrião da conferência, entra em palco e começa por sossegar o público que não vai haver mapas e gráficos com números chatos… "hoje será tudo jogos, muitos e bons". Aliás, Schappert garante que vão apresentar dez novos jogos durante a conferência.

Estávamos a menos de vinte minutos de conferência, e a terceira lenda já tinha chegado ao palco. Nada mais do que o mais famoso skater do mundo, Tony Hawk em pessoa a apresentar Ride, e o exclusivo controlador em forma de skate. Depois de um trailer com a demonstração feita por skaters famosos e a garantia que o jogo estaria disponível no stand da 360 para demonstração.

De seguida, um dos jogos mais esperados e o multi-plataforma mais promissor do ano, Modern Warfare 2. Começa com o trailer que saiu esta semana, nada de novo, e entram em palco Jason West e Vince Zampella da Infinity Ward… e mais uma (das muitas da noite) demonstração em palco. Novas funcionalidades, jogabilidade mais variada, armas novas e no meio de muita neve… motos de neve. Mais um bónus para a 360, os dois primeiros pacotes de mapas serão temporariamente exclusivos.

Youshinori Kitase entra agora em palco, da Square Enix. Desta vez, Final Fantasy chega mais cedo à conferência. Pela primeira vez, o jogo é mostrado a correr numa Xbox 360, mais uma demonstração em palco. Uma breve visita desta equipa para deixar a data de lançamento para a Primavera de 2010.

Schappert regressa e faz mais um anúncio que deixou a plateia boquiaberta, “daqui para a frente será tudo exclusivo para a Xbox 360”.
E de seguida nada mais nada menos que Cliffy “Gears of War” B e Donald Muster, da Epic. A apresentação da Epic não é relacionada com Gears, mas sim um jogo XBLA (Xbox Live Arcade), de deslocação horizontal. Com uma campanha de dez horas, gráficos detalhados e acção frenética, o jogo chama-se Shadow Complex e chegará já no Verão.

O segundo jogo XBLA apresentado é Joyride. Um jogo de condução, com uma inspiração Cartoon e com utilização dos Avatares. O jogo chegará no Inverno e será… de borla!

Primeira surpresa da noite, um trailer não anunciado revela Crackdown 2, que mostra uma abordagem diferente do primeiro. E sem dar direito a respirar, temos outro trailer, zombies, muitos zombies para revelar Left 4 Dead 2, este com direito a data de lançamento: 17 de Novembro.

Um dos pontos altos da conferência chega com Sam Fisher. O regresso da saga Splinter Cell, mais uma vez, é acompanhada com uma demonstração em directo em palco. Graficamente brilhante, e com uma jogabilidade renovada, vamos encarar uma nova faceta de Sam Fisher, em exclusivo na Xbox 360 no Outono.

Outro jogo que tinha “o rabo de fora”, era Forza 3. Dan Greenwalt da Turn 10 veio a palco apresentar Forza Motorsport 3. Mais uma vez, a apresentação é acompanhada de uma demonstração em directo, nada de CGI. 60 fps, 400 carros, 50 fabricantes. Depois uma alusão ao sucesso da personalização de Forza 2, as melhorias introduzidas na terceira aparição da série. O jogo estará no stand da Microsoft em forma jogável, chega às lojas em Outubro.

Pode parecer muito, mas tudo isto foi bombardeado em sessenta minutos. Certamente os minutos mais intensos da história da E3, mas ainda íamos a meio e outro tanto, em quantidade e qualidade ainda estava para chegar… não acreditam?

Joe Staton, Director Criativo da Bungie, é chamado ao palco para apresentar ODST. É mostrada uma parte de uma missão, provavelmente a primeira, e a mecânica de jogo com os flashbacks. O jogo segue uma mecânica diversa dos anteriores, não jogamos com um Spartan, e temos uma nova versão da saudosa pistola de Halo CE e novas armas silenciadas. O jogo chega dia 22 de Setembro. Joe, de seguida, diz que na Bungie têm estado a trabalhar duro e que uma equipa está a trabalhar num projecto secreto: Halo Reach. Acompanhado de um esquivo teaser, chegará só em 2010, por isso esperem pela próxima E3 para mais detalhes. Mas para quem comprar ODST, está reservado um código de entrada no Beta de Halo Reach.

Tínhamos acabado de conhecer dois jogos Halo, um deles totalmente desconhecido e vindo da Bungie, será que ainda poderíamos ter mais bons momentos? Claro que sim.

Quando vi entrar alguém com uma t-shirt com o logo da Remedy, percebi que Deus existe, e Alan Wake também. Mais uma apresentação, e mais uma demonstração em palco em tempo real. Esta deixou, literalmente, todos de água na boca e ansiosos pela Primavera de 2010 (data de lançamento do jogo).

De seguida, várias apresentações de parcerias e novas funcionalidades da consola. Mais e melhor Netflix, Sky, Twitter, Facebook, Last.fm e a Zune Video Store com alargamento de países (Portugal?) e qualidade 1080p sem espera nem download.

É chamado ao palco Don Mattrick em jeito de encerramento. Mas quando todos esperávamos que a parte dos jogos estivesse encerrada, eis que surge mais uma lenda: Hideo Kojima, em pessoa, vem apresentar o novo jogo da saga Metal Gear Solid: Rising. A saga mais aguardada e uma das últimas franchises a trazer para a plataforma Xbox, chega finalmente. A sombra paira sobre se o jogo será ou não exclusivo, mas uma coisa é certa, na 360 vai sair, só não há é datas, mas o Kojima não trabalha com prazos.

De seguida, Mattrick vem cumprir a promessa de “revolucionar a maneira como jogamos” e apresenta Project Natal. Uma câmara com sensor 3D de movimentos, capaz de detectar emoções, vozes e os mais pequenos movimentos de todos os eixos. De seguida, várias apresentações das aplicações da câmara e mais um convidado: a última lenda da conferência, vem a palco dar a sua opinião sobre a tecnologia, Steven Spielberg.

Para concluir a conferência, temos em palco Peter Mollyneux a dar a sua opinião sobre Project Natal e apresentar Milo, uma aplicação que dará uso à nova tecnologia, e revoluciona completamente a maneira como interagimos com um personagem virtual no ecrã. A nova câmara ira também facilitar toda a navegação e interacção com a NXE, onde por exemplo poderemos navegar com gestos, dar comandos de voz e a consola reconhecerá o utilizador facialmente e fará login no Live com a conta respectiva.

Bater a conferência de 2008 não era tarefa fácil, mas a meio da conferência já estava satisfeito. Ainda vai demorar uns dias para digerir tudo o que se passou, e muitos meses a dissecar tudo o que foi apresentado. Uma coisa é certa, a fasquia foi colocada muito alto, e tanto a Nintendo como a Sony terão de se esforçar para combater aquilo que se passou hoje...

Fonte: XTP

Sem comentários:

Enviar um comentário