quarta-feira, 2 de abril de 2008

Você está a seis contactos do Messenger da Soraia Chaves!

Num estudo recente, a Microsoft* Research monitorizou a utilização total do Messenger durante um mês, descobrindo que o mundo está mais interligado do que aquilo que se pensava e comprovando uma teoria de Stanley Milgram .

De acordo com a equipa de investigação dedicada a este estudo, foram contabilizadas mais de 255 mil milhões de mensagens enviadas no total de 30 mil milhões de conversas mantidas por 240 milhões de pessoas ao longo de Junho de 2006 - o que correspondeu a 4.5 terabytes de dados.

As conclusões da análise apontam para alguns comportamentos tendenciais a nível mundial e que os utilizadores do serviço de instant messaging da Microsoft* estão, em média, a aproximadamente seis contactos de distância de qualquer outra pessoa localizada em qualquer parte do mundo.

Todos os continentes, à excepção da Antárctica, têm em comum a utilização do Messenger, até mesmo nos países situados na África Central, obviamente numa escala mais reduzida comparando com outras regiões.

Da análise conclui-se ainda que existem tipos de linguagem comuns entre utilizadores da mesma idade e com localização aproximada e que as conversas entre utilizadores do sexo oposto são mais frequentes e longas do que as que acontecem entre pessoas do mesmo sexo.

Por fim, os números e dados compilados pela Microsoft* levaram os responsáveis a verificar que as conclusões obtidas nesta análise vão de encontro à teoria de Stanley Milgram que, em 1967, afirmou que todas as pessoas estavam "a seis graus de distância".

Apesar de curioso, este estudo inclui algumas falhas, nomeadamente por apenas observar o fluxo de conversações entre utilizadores do Messenger e não incluir os dados de outras plataformas como o AIM, o GTalk entre outras. Caso as alternativas ao serviço de IM da Microsoft* tivessem sido incluídas nesta análise, provavelmente a distância entre os indivíduos seria ainda menor.



Fonte: sapo.pt

Nota: Os leitores do OVERDADEIROPORTUGAL estão de parabéns porque graças a vocês passamos recentemente a barreira dos 1000 visitantes desde o início da actividade do blogue. Obrigado!!

Sem comentários:

Enviar um comentário