sábado, 9 de fevereiro de 2008

Nobel da Paz: Durão Barroso possível nomeado!


José Manuel Durão Barroso, antigo primeiro-ministro português e actual presidente da Comissão Europeia, deverá estar entre os candidatos ao Nobel da Paz de 2008, anuncia hoje a Agência France Presse (AFP), na data limite de apresentação de candidatos.

O Presidente de Timor-Leste, José Ramos Horta, também Nobel da Paz em 1996, indicou que havia proposto a candidatura de José Manuel Durão Barroso, por considerar que, sob a sua presidência, «a Comissão Europeia trabalha no sentido de um diálogo pacífico, contribui abundantemente para as forças da ONU, e auxilia os refugiados».

Como possível candidato está também o Presidente argelino Abdelaziz Bouteflika, o ex-chanceler alemão Helmut Kohl e o Esperanto, avança a AFP um dia antes da data limite para a apresentação de «nomeações».

Segundo as regras em vigor, o comité Nobel não considera as candidaturas enviadas depois de 01 de Fevereiro, devendo os retardatários aguardar pelo ano seguinte pela sua vez.

Quanto ao nome do laureado, esse será conhecido em Outubro.

«Prevê-se que a edição de 2008 seja muito aberta», considerou Stein Toennesson, director do Instituto de Investigação para a Paz de Oslo e observador atento da para a realidade dos prémios Nobel.

«Esse facto deverá dar ao comité Nobel uma nova possibilidade para consagrar um candidato pouco conhecido e abrir o caminho aos Direitos Humanos ou à Paz, num conceito um pouco mais estreito do termo», considerou.

Um outro antigo laureado, o ex-Presidente soviético Mikhail Gorbatchev, propôs, segundo a imprensa alemã, o nome do antigo chanceler Helmut Kohl pela sua participação no desfecho pacífico da Guerra Fria e na reconciliação da Europa.

Também lançado foi o nome do Presidente argelino Abdelaziz Bouteflika, cuja candidatura terá contado com o apoio dos deputados do país.

Dois parlamentares helvéticos avançaram a candidatura do Esperanto, considerada língua de paz.

Como é habitual, os cinco membros do comité Nobel poderão também nomear candidatos durante a primeira reunião, a 26 de Fevereiro.

Fonte: Diário Digital / Lusa

A notícia vinculada no Diário Digital mostra que Portugal não é esquecido para os grandes prémios mundiais!! Apesar desta possível nomeação, parece-me que o Comité do Prémio Nobel começa a ficar sem futuros candidatos a Nobel da Paz... Veremos!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário