quarta-feira, 5 de março de 2008

A primeira manifestação do Partido dos Não-Fumadores!!


"Ficámos expectantes durante os primeiros meses, para ver como ia correr". Mas não correu como Rafael Alonso queria. E, por isso, decidiu juntar-se a mais uma série de amigos não fumadores e partidarizar a opção de vida. "Os espanhóis não respeitam minimamente a nova lei", enfatiza.

Ontem, algumas (poucas) dezenas de militantes do recém-criado Partido dos Não-Fumadores (PNF) concentraram-se em frente à sede da Comunidade de Madrid (o equivalente à câmara municipal), na Puerta del Sol, para anunciar ao Mundo que estão vivos. Foi a primeira manifestação na capital espanhola de um grupo organizado contra a Lei do Tabaco. Sim, contra eles querem apertar ainda mais o cerco aos fumadores.

"A Comunidade de Madrid não fez nada. Neste tempo todo [em Espanha, a nova Lei do Tabaco entrou em vigor a 1 de Janeiro de 2006] não foi passada uma única multa", indigna-se Rafael, reagindo com surpresa quando o JN lhe diz que em Portugal há uma entidade (a ASAE) responsável pela fiscalização dos incumprimentos. "Verdade?" E mais surpreso ainda quando percebe que no país vizinho foram passadas multas logo nos primeiros dias após a entrada em vigor das novas e mais restritivas regras. "Aqui, se vais a um restaurante, por exemplo, metem um biombo e mais nada".

Os militantes do PNF vão começando a chegar. São, na sua maioria, jovens estudantes, estereótipo, de resto, extensível a Ana, a verde presidente do partido que vai amadurecendo o discurso aos microfones das rádios e televisões. "São mais câmaras do que manifestantes", ironiza um militante.

O PNF foi fundado em Abril de 2007 e vai apresentar-se pela primeira vez a um sufrágio nas eleições legislativas do próximo domingo, mas apenas em Madrid e no País Basco - neste último caso, coligado com Os Verdes.

"É um primeiro passo para alargarmos a influência do partido a todo o território espanhol", enfatiza Rafael Alonso, poucos momentos antes de pegar no megafone e comunicar à plateia que Espanha devia seguir o exemplo de Portugal.

"Tabaco é me***!", riposta um idoso, provocando a gargalhada generalizada, incluindo da zelosa membro da Associação dos Asmáticos de Espanha, que ia distribuindo panfletos anti-tabágicos. "Nós também sofremos com isto", confessava a um provocador fumador postrado na cara dos manifestantes. "Sinto muito", respondeu . E deu mais uma passa.

Fonte :Jornal de Notícias

Relembramos mais uma vez, se tiver alguma dúvida quanto à nova Lei do Tabaco, não hesite em perguntar (basta apenas fazer a pergunta num artigo que prontamente será tirada a dúvida). Temos uma parceria com dois advogados que estudaram a fundo a nova lei, que terão todo o gosto em lhe responder!!

Sem comentários:

Enviar um comentário