quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Ronaldo é Bola de Ouro (com vídeos de momentos que marcam a carreira do craque)

O que é preciso para se poder dizer de algo ou de alguém que é o melhor do Mundo? Poderia responder-se com a opinião generalizada mas esse seria um argumento pouco científico. Uma distinção credibilizada, ou por outras palavras certificação, é aquilo que normalmente faz a diferença entre uma mera opinião, mesmo que partilhada por uma larga maioria, e a possibilidade de dizer de algo ou de alguém que é "o melhor do Mundo".

Cristiano Ronaldo é um destes casos típicos de antes e depois da certificação. Não falta quem o considere e lhe chame o melhor futebolista do Mundo, já recebeu diversos prémios que comprovam encontrar-se entre os melhores da sua arte, mas falta o mais desejado pela tradição que acarreta: a Bola de Ouro, por excelência o símbolo para o melhor jogador de futebol do Mundo e, desde o ano passado, é-o de facto, pois trocou a abrangência europeia pela mundial. Depois, lá mais para o fim do ano, fica a faltar a distinção da FIFA, mas a desejada certificação, aquela que apesar de ser atribuída por jornalistas e não treinadores ou companheiros de profissão, deve ter chegado esta madrugada, com a atribuição da Bola de Ouro ao madeirense, deixando de haver dúvidas sobre se pode ou não dizer-se que é o melhor do Mundo.

Portugal não é, ao contrário do que os mais cépticos possam pensar, um corpo estranho às diversas elites mundiais. São vários os portugueses e produtos do País a poderem ostentar a certificação que os legitima como melhores do Mundo. As áreas são múltiplas: da Literatura, depois de Saramago ter ganho o Nobel, à neurobiologia, em que António Damásio é uma autoridade, ou ao cinema, com o centenário Manoel de Oliveira a merecer elogios comparáveis ao ex libris da sua cidade, o Vinho do Porto, produto tão cotado internacionalmente como a cortiça ou determinado azeite.

O Desporto não é, obviamente, alheio a este fenómeno. Se Carlos Lopes e Rosa Mota puseram Portugal no mapa, e José Mourinho foi eleito duas vezes o melhor treinador do Mundo, o testemunho anda agora nas mãos de Nelson Évora. E Cristiano Ronaldo, que se arrisca, da noite para o dia, a ser legitimamente apelidado de melhor do Mundo.

Fonte: Jornal O JOGO

Veja algumas das imagens que marcaram o ano do português:

Champions: penalty falhado em Moscovo






Golo na final da Liga dos Campeões






Melhores golos de Ronaldo












Sete minutos de classe pura






«Viva Ronaldo», Adeptos cantam nome do português em hotel de Moscovo




Sem comentários:

Enviar um comentário