Reportagem passada na rubrica "Futuro Hoje" do Jornal da Noite emitido na SIC
Já lhe chamaram o LEGO do século XXI ou o início do Gaming 3.0. LittleBigPlanet começou por ser um pequeno jogo de um pequeno estúdio, e transformou-se no lançamento mais importante da Sony em 2008.
Controlar o SackBoy é muito simples. Os comandos básicos são andar, saltar e agarrar objectos. Isto é suficiente para ultrapassar todos os níveis, mas não é tudo. Podemos mover os braços, abanar a cabeça e as ancas e alternar entre vários estados de espirito: contente, triste, zangado e assustado. Toda esta liberdade, embora inútil para o jogo, proporciona momentos extremamente divertidos. Principalmente com vários jogadores, onde um movimento rápido do braço resulta numa valente estalada no SackBoy do lado.
O editor de níveis é o motor de LittleBigPlanet. Todos os níveis incluídos na história foram criados com este mesmo editor, que está ao nosso dispor. Isto quer dizer que tudo aquilo que encontrarmos durante o jogo, podia ter sido qualquer um de nós a criar apenas com uma PlayStation. Parece impossível que se possa criar algo realmente profissional e divertido usando apenas um comando SIXAXIS como ferramenta, mas é verdade.
Os jogadores que se envolverem mais com o aspecto da criação são aqueles que vão ficar completamente rendidos à magia de LittleBigPlanet. É possível criar níveis semelhantes aos que já conhecemos, usando objectos e materiais conquistados ao longo do jogo. Mas as ferramentas ao nosso dispor permitem fazer algo completamente diferente e até irreconhecível. Os momentos mais emocionantes de LBP são aqueles em que estamos longe da PlayStation, e de repente temos uma ideia brilhante para criar um novo nível ou objecto, e temos que correr de volta para o jogo.
Quando adicionamos mais jogadores a LittleBigPlanet, a diversão aumenta exponencialmente. Podemos jogar com 4 SackBoys ao mesmo tempo, online ou na mesma PlayStation. Este é um jogo que tem potencial para agradar tanto a homens como a mulheres, e quantos mais, melhor! Online, a experiência sofre bastante com o lag. Se os servidores não forem melhorados, pode perder-se um aspecto fundamental de LittleBigPlanet (e a classificação perfeita).
A versão portuguesa de LittleBigPlanet foi dobrada por Nuno Markl, que fez um excelente trabalho. O tutorials são valiosos, mas deveriam ser uma opção. Se por azar tiverem que voltar a começar o jogo do início, vão ser forçados a aprender de novo o que já sabem de cor.
Os gráficos de LittleBigPlanet são fantásticos, dando uma ideia de um mundo inteiro feito à mão. É um ambiente único que a Media Molecule criou e que atrai imediatamente toda a gente que passa por ele. A música complementa toda a experiência na perfeição e por vezes parece que foi composta de propósito para este jogo.
LittleBigPlanet é um jogo clássico e revolucionário ao mesmo tempo, e acima de tudo, é uma ferramenta poderosa para dar asas à nossa imaginação. Tornem-se criadores do vosso próprio jogo, ou aproveitem apenas o que os outros vão construir, mas não percam esta experiência por nada!
Classificação: 20/20 >> OBRIGATÓRIO (Little Big Planet em exclusivo na PlayStation 3)
Fonte: http://www.jogosps3.com/
Para mais informações visita: http://www.littlebigplanet.com/ ou http://pt.playstation.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário