segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Indústria Automóvel - Novidades 2009

Se quiser ver fotos de algum modelo, pesquise no Google pois para não prolongar muito este artigo, não foram colocadas fotos/imagens.
Audi
A Audi deixou todas as suas estreias para a segunda metade de 2009. No terceiro trimestre do ano aparecerão os A5 e S5 Cabrio,que se manterão fiéis à capota em tecido, para benefício do peso e do charme.

Em termos de motores, o A5 será lançado com três unidades a gasolina e duas Diesel, com potências que irão dos 180 cv aos 265 cv, as quais poderão montar caixas manuais de seis relações, Multitronic de variação contínua ou S tronic, de sete velocidades. Novidade no S5 será o 3.0 V6 de 265 cv a gasolina. Além da tracção dianteira, os motores mais potentes estarão equipados com tracção integral permanente quattro.

Mais para o final do ano espera-se a chegada da versão Sportback do A5, cujas primeiras imagens não oficiais apontam para que tenha uma frente similar à do coupé de que deriva, uma elevada linha de cintura e um tejadilho baixo. Os motores utilizados deverão ser os mesmos da gama A5.

No quarto trimestre será lançada a variante R do popular TT, que deverá montar um motor 2.5 turbocomprimido, capaz de debitar cerca de 308 cv de potência máxima. Em termos estéticos, o TTR apresentará, tudo indica, luzes diurnas por LED, maiores entradas de ar dianteiras, cavas das rodas alargadas e pinças de travão maiores, bem como a já tradicional dupla saída de escape, de formato oval.

Aquele que a Audi pretende seja o mais potente entre os seus modelos de produção em série é o R8, modelo que iniciará a sua comercializaçãono segundo trimestre de 2009, contará com tracção integral permanente quattro e montará um motor 5.2 V10 FSI, capaz de debitar cerca de 525 cv e 530 Nm. Em termos de prestações, a casa de Ingolstadt anuncia 3,9 segundos nos 0-100 km/h e uma velocidade máxima de 316 km/h. O aspecto exterior não deverá fugir ao do modelo actual, de 8 cilindros em V e 420 cv de potência. No entanto, surgirão alterações, como faróis totalmente em LED, grelha frontal redesenhada, maiores travões e entradas de ar laterais redesenhadas.

Volvo
A Volvo tem boas razões para esperar um ano positivo. Isto porque já em Janeiro passará a dispor de uma gama “ambiental”, designada DRIVe, que abrange os modelos C30, S40 e V50, todos munidos do motor turbodiesel 1.6d de 110 cv, bem como de uma série de afinações específicas para reduzir consumos e emissões de CO2 (abaixo de 115 g/km no C30 e de 118 g/km nos S40 e V50), o que deverá traduzir-se em preços competitivos. Também em Janeiro, a marca irá dotar o S80 com o novo motor turbodiesel D5 de 205 cv. Unidade que chegará às gamas V70 e XC70 em Maio.

Neste mês, surgirá também a versão de tracção dianteira do novo XC60. Além da nova versão Diesel, o S80 vai também surgir com um visual refrescado em Junho, depois de receber um restyling que lhe atribuirá, também, novos padrões de qualidade no interior.

Mas a Volvo também promete um final de ano muito forte, começando por um restyling dos C30 e C70. Mas a grande surpresa poderá surgir na forma do novo S60, cujo protótipo será mostrado no Salão de Detroit, em Janeiro.

O concept permite antever com alguma certeza as linhas que a nova geração do S60 ostentará, destacando-se de imediato a silhueta tipo coupé ainda mais acentuada que anteriormente. Entre os vários pormenores no interior salienta-se a consola central inteiramente construída em cristal Orrefors.

BMW
A BMW promete novidades de peso para 2009, mas, por enquanto, a única confirmada oficialmente é o novo X1, que vem “democratizar” a oferta SUV da marca alemã. Depois do protótipo mostrado no último Salão de Paris, prevê-se que a versão final deste pioneiro SUV ultra-compacto seja revelada no Salão de Genebra, na Primavera, com as vendas a arrancarem neste período. Com apenas menos 108 mm de comprimento face ao X3, este novo SUV irá distinguir-se do seu “irmão” de maiores dimensões, essencialmente, pela presença de motores mais acessíveis, esperando-se que as versões 118d e 120i representem o acesso às ofertas Diesel e gasolina, respectivamente.

O X1 contará com o sistema XDrive de tracção integral da BMW, para incursões fora-de-estrada, mas as suas suspensões estão mais orientadas para o conforto em estrada do que as dos outros SUV da BMW.

Esperada para o próximo ano é, igualmente, a nova geração do Série 5, que deverá ser estreada em Frankfurt, no Outono, não existindo, por enquanto, muitos dados confirmados.

Citroën
A Citroën prepara-se para remodelar a sua oferta na classe dos utilitários. Depois de desvendar o C3 Picasso em Setembro último, no Salão de Paris, a marca francesa vai agora avançar com a segunda geração do C3, mais propriamente a versão de cinco portas, no Salão de Genebra. O lançamento comercial ainda não foi anunciado oficialmente, mas deverá ocorrer nos meses seguintes após o fecho da mostra suíça.

O novo C3 irá distinguir-se facilmente do seu antecessor, não só por exibir a nova linguagem estética da marca francesa, mas também pelo aumento de dimensões da carroçaria. Baseada na plataforma do Peugeot 207, esta nova geração irá, por isso, ostentar um comprimento na ordem dos quatro metros, o que se traduzirá num incremento das quotas de habitabilidade, especialmente para os passageiros que viajam atrás. A gama de motores do novo C3 não deverá fugir ao que já foi anunciado para o C3 Picasso, o qual já tem lançamento confirmado para Março próximo.

Este MPV irá contar, numa primeira fase, com três motores, um a gasolina e dois Diesel.

O primeiro é o 1.4 VTi de 95 cv, associado a uma caixa manual de cinco velocidades, que terá a companhia dos já conhecidos 1.6 HDI de 92 cv e 110 cv, disponíveis também com transmissão manual. Os preços indicativos fornecidos pelo importador apontam para que o C3 Picasso seja proposto em Portugal a partir dos 22 mil euros. Outra novidade da marca francesa disponível já no início do ano é o renovado C1 (do qual se podem encontrar informações mais detalhadas na reportagem do Salão de Bolonha publicada nas págs. 34-41 desta edição).

Alfa Romeo
A Alfa Romeo está esperançada em manter o ímpeto comercial em 2009 com o lançamento do 149, sucessor do 147. O novo familiar compacto da marca italiana tem estreia mundial prevista para o Salão de Genebra, em Março próximo, devendo as vendas arrancar até ao final de Abril.

Concebido com base na plataforma do Fiat Bravo, o novo 149 vai seguir os traços estéticos do recém-lançado MiTo, assim como adoptará algumas das suas novidades tecnológicas, incluindo o evoluído sistema de amortecimento activo DNA.

A gama de motorizações contará com os mais recentes blocos a gasolina com turbo e injecção directa, não devendo falhar o 1.4 T de 155 cv, também já conhecido do MiTo. Mas, como é óbvio, a oferta do 147 será mais alargada, prevendo-se também níveis de potência de 120 cv para a versão de entrada e de 170 cv para a variante de topo. A gama Diesel vai também ter novidades, destacando-se a inclusão do novo turbodiesel 1.6 Multijet, estreado pelo Fiat Bravo, que deverá representar-se, numa fase inicial, com o nível de potência de 140 cv.

A marca italiana vai ainda reforçar, durante o primeiro trimestre, a gama MiTo com dois novos motores de acesso à oferta a gasolina e Diesel. O primeiro é a versão de 120 cv do motor 1.4 T-Jet a gasolina, mas o mais popular será, sem dúvida, o 1.3 JTD de 90 cv. Por último, o 159 e os Brera e Spider vão passar a contar com um novo sistema de áudio NAV.

Honda
A Honda vai aproveitar o próximo ano para retocar os seus principais modelos e reforçar a sua oferta híbrida, com a introdução do novo Insight.

À venda na Primavera, esta nova geração está equipada com uma versão mais compacta e mais leve do sistema híbrido da Honda (IMA), dispondo de cinco portas e cinco lugares. O modelo avança também com uma nova tecnologia interactiva de auxílio ao condutor para optimizar o consumo de combustível (Ecological Drive Assist System), informando o utilizador,em tempo real, acerca da sua forma de conduzir.

Ainda durante o primeiro trimestre, o fabricante nipónico vai disponibilizar três evoluções, incluindo uma nova versão de três portas do Civic, o Type S, dotada de um motor a gasolina de 100 cv. A versão de cinco portas do Civic irá também surgir com um ligeiro restyling. Por último, o topo de gama Accord, na versão 2.2 Diesel, receberá uma nova caixa automática.

Porsche
2009 irá entrar na história da Porsche como um dos seus anos mais revolucionários. Logo em Fevereiro chega a Portugal a inédita versão Diesel do Cayenne, que custará 89 187 euros. Para o seu primeiro modelo animado por um motor a gasóleo, a marca alemã elegeu o 3.0-V6, fornecido pela Audi, capaz de oferecer 240 cv e um binário máximo de 550 Nm.

O consumo médio anunciado é de 9,3 l/100 km.

Também em Fevereiro chegará até nós a mais recente evolução do Boxster, bem como o novo Cayman (ver apresentação nas pág. 44-45 desta edição).

E se o Cayenne Diesel poderá ser considerado como uma heresia pelos mais puristas, já a segunda proposta inédita da Porsche a ser lançada em 2009 deverá ser mais consensual. Referimo-nos ao Panamera, o primeiro modelo de quatro portas e quatro lugares da casa de Estugarda.

Com comercialização em Portugal confirmada para Setembro, o modelo tem como objectivo combinar uma dinâmica de condução desportiva, um interior generoso e funcional e o conforto de um Gran Turismo.

Em termos de dimensões, o Panamera tem 4970 mm de comprimento, 1931 mm de largura e 1418 mm de altura, o que o torna o mais baixo de todos os modelos que concorrem neste exclusivo segmento. Os motores serão, obviamente, de topo, estando confirmadas unidades V6 e V8, com potências que vão dos 300 cv aos 500 cv. A entrega de potência é feita através de uma caixa manual de seis velocidades ou pela PDK de sete relações. A gama Panamera irá também contar com uma versão híbrida, cuja data de lançamento ainda não está definida.

Toyota
A Toyota fervilhará de actividade em 2009. Logo em Janeiro chegam os renovados Aygo (ver cobertura do Salão de Bolonha nas pág. 34-41) e Yaris. Este último contará com um visual refrescado e com um novo motor a gasolina (1.33 Dual VVT-i de 100 cv), associado a uma caixa manual de seis velocidades e sistema Start & Stop. O turbodiesel 1.4 D-4D de 90 cv foi também revisto, por forma a optimizar a sua performance ambiental e integrar a nova postura ambientalista da marca, designada Optimal Drive.

Em Março chegará o revolucionário iQ (ver Apresentação nas pág. 42-43) e a nova geração do Avensis. A berlina familiar da Toyota contará, logo no lançamento, com um extenso leque de motores, incluindo uma unidade a gasolina, 1.6 Valvematic, e três turbodiesel: 2.0 D-4D de 126 cv e 2.2 D-4D de 150 cv e 177 cv. Todas estas versões surgirão, de série, associadas a uma caixa manual de seis velocidades. Dois meses mais tarde, a versão 2.2 D-4D terá também direito a uma caixa automática de seis relações.

A Toyota vai ainda abrir caminho na classe dos SUV ultra-compactos com o Urban Cruiser, desenvolvido a partir da plataforma do Yaris. Com cerca de quatro metros de comprimento, esta nova proposta apostará nos mesmos motores presentes no Yaris (1.3 de 100 cv e 1.4 D-4D de 90 cv). O seu lançamento está agendado para Maio.

Mas as novidades da Toyota não ficarão por aqui: o RAV4 será alvo de uma ligeira revisão estética, chegando ao mercado no final do segundo trimestre, altura em que será lançado ainda o novo Auris Verso. Já o novo Prius, a desvendar no Salão de Detroit, em Janeiro, será uma forte hipótese para o final do Verão.

Mercedes
A Mercedes continua a renovar a sua gama a bom ritmo. Cerca de um ano após o lançamento do novo Classe C, a marca alemã prepara o lançamento da nova gama Classe E, cujo primeiro membro a chegar será a berlina, em Portugal em Março próximo. Logo no mês seguinte, Abril, surgirá a versão coupé, ficando para o Outono a introdução das variantes Station (Outubro) e Cabrio (Novembro).

Na composição desta nova gama, salta logo à vista a presença das inéditas versões Coupé e Cabrio, as quais têm como missão rivalizar com o BMW Série 6 (coupé e cabrio).

Outra novidade é a inclusão na oferta de motores do novo turbodiesel de quatro cilindros e 2,2 litros (250 CDI), capaz de debitar 204 cv e disponibilizar um binário máximo de 500 Nm.

O recém-lançado GLK vai também receber uma nova versão Diesel, na forma do popular 220 CDI, que estará disponível em Março a partir de 54 mil euros. Já em Julho próximo, a marca alemã passará a ter em Portugal dois novos modelos híbridos: ML e S400 BlueHYBRID. No mesmo mês, o topo de gama Classe S surgirá com um ligeiro facelift.

Opel
A nova geração Astra será a principal estrela da Opel no seu alinhamento para 2009. Para responder ao desafio lançado pelos recém-lançados VW Golf e Renault Mégane, o novo Astra surgirá no final do ano com um design bem mais expressivo do que o da actual geração, e com um ambiente interior totalmente transfigurado, seguindo a nova filosofia de design que a marca estreou no Insignia.

Em Setembro, no Salão de Frankfurt, a marca alemã deverá avançar com as versões finais dos modelos de três e cinco portas, esperando-se para mais tarde as variantes carrinha e coupé-cabriolet.

A gama de motores promete ser extensa, com a oferta a gasolina a englobar potências que vão de 75 cv a 240 cv. No campo dos Diesel, importa destacar a inclusão da nova unidade de 2,0 litros, mas o popular 1.3 CDTi de 90 cv deverá continuar a ser o alvo das atenções no mercado nacional.

Mas, enquanto o Astra não chegar, a Opel estará empenhada em promover o seu novo topo de gama, o Insignia, cuja gama surgirá de forma faseada.

Já em Fevereiro chegará a versão berlina, seguindo-se a carrinha Sports Tourer no final da Primavera. Repartidas entre três níveis de equipamento (Edition, Sport e Cosmo), ambas as carroçarias partilham uma ampla gama de motores logo no lançamento, onde se incluem os blocos a gasolina 1.6 de 115 cv, 1.6 Turbo de 180 cv, 2.0 Turbo de 220 cv, 2.8 V6 Turbo de 280 cv, e ainda o turbodiesel 2.0 CDTI com três níveis de potência: 130 cv, 160 cv e 190 cv.

Mini
A Mini irá avançar com o lançamento do novo Cabrio, que deverá chegar a Portugal no final da Primavera. Proposto com um sofisticado mecanismo soft top, que abre ou fecha em apenas 15 segundos, o novo Mini Cabrio beneficia dos aprimoramentos estéticos da mais recente encarnação do modelo, bem como das melhorias introduzidas no habitáculo.

Entre outras funcionalidades acrescidas, este novo descapotável disporá de um sistema melhorado de rebatimento de bancos, através do qual é possível elevar a capacidade da bagageira para 660 litros.

Serão duas as versões do Mini Cabrio disponíveis na fase de lançamento: Cooper (1.6 de 120 cv) e Cooper S (1.6 de 175 cv). A inclusão dos sistemas Auto Start Stop e de regeneração de energia na travagem permitirá que ambas registem um decréscimo de consumos na ordem dos 23%. Estas motorizações surgirão associadas de série a uma caixa manual de seis velocidades, estando disponível, em opção, uma transmissão automática de seis relações. Os preços para Portugal ainda não foram definidos, mas, no mercado alemão, o novo Mini Cabrio será proposto a partir de 22 500 euros.

No final do ano espera-se mais outra novidade de relevo. Isto porque a Mini apresentará, durante o Salão de Frankfurt, em Setembro, a versão final do seu novo 4x4, conhecido por Crossman, que aproveitará a base técnica concebida para o BMW X1. Ao que tudo indica, o Crossman chegará ao mercado pouco tempo depois da sua estreia no certame germânico, abrindo novos horizontes para a marca.

VW
Após muitos anos no activo, o VW Polo vai, finalmente, entrar numa nova geração, cujo lançamento deverá ocorrer no último trimestre do ano. O novo utilitário da VW promete uma radical evolução face ao modelo actual, a qual irá fazer-se sentir mais ao nível do conteúdo do que na forma. Isto porque a marca alemã é normalmente adversa a grandes choques estéticos e, por isso, o visual do novo Polo herdará muitos traços do novo Golf, respeitando o tradicional ar de família da gama VW.

A principal revolução irá ocorrer ao nível da habitabilidade, pois o modelo terá por base a nova plataforma do Grupo VW para a classe utilitária, já estreada pelo Skoda Fabia, o que lhe proporcionará uma carroçaria com perto de quatro metros de comprimento. Tendo em conta o actual modelo, a qualidade de materiais irá registar, também, um enorme salto qualitativo, esperando-se o mesmo rigor de montagem aplicado na mais recente geração do Golf.

Quanto aos motores, a oferta a gasolina irá beneficiar da nova família de propulsores de injecção directa a gasolina, com especial ênfase nas unidades de 1,4 litros. Mas os adeptos do Diesel também terão boas novidades, pois espera-se a inclusão dos novos turbodiesel 1.6 TDI, com dois níveis de potência a rondar os 100 cv, os quais serão estreados pouco antes (na Primavera) pelo Golf.

Quanto ao Golf, este familiar compacto conhecerá várias novas versões durante 2009, começando pela GTI, a qual será animada por uma evolução do actual motor turbo de 2,0 litros, cuja potência será incrementada em 10 cv, passando para 210 cv. Segue-se o novo Golf Plus em Março (vide Salão de Bolonha nas págs. 34-41) e a versão Bluemotion em Junho. A gama será completada com a introdução da carrinha Variant no final do ano, mais concretamente em Novembro.

Fiat
A Fiat está empenhada em prolongar a boa performance comercial do 500. Já em Janeiro surge a nova série especial 500 by Diesel, que será proposta com os motores 1.2 de 69 cv, 1.3 Multijet de 75 cv e 1.4 16v de 100 cv. Além dos logos Diesel, esta versão distingue-se pelas cores e jantes de 16” exclusivas e pelos novos revestimentos dos bancos, que seguem as tendências da conhecida marca de roupa.

Mais sonante será o lançamento do 500 Cabrio, que dará um novo encanto à gama. Com lançamento agendado para Abril, contará com uma capota de lona, a que melhor se adequará ao seu estilo revivalista. Além disso, é a opção económica mais viável, tendo ainda o condão de reduzir peso e consumos. Esta capota deverá ostentar várias cores, permitindo fazer combinações de tons mais pessoais.

Por último, a marca italiana vai também alargar a gama Bravo, dotando-a de uma nova e exclusiva versão Diesel, animada pelo motor 2.0 Multijet de 165 cv.

Ferrari
O revolucionário California é a jóia da cora da Ferrari para 2009. Com chegada a Portugal agendada para Março, o primeiro coupé-cabriolet da marca italiana, dotado de um motor 4.3-V8 de 460 cv, estará disponível em Portugal por 230 520 euros.

Ford
A Ford arranca em força o ano com o lançamento do novo Ka, agendado já para Janeiro. Concebido com base na mesma plataforma do Fiat 500, esta nova geração mantém quase as mesmas proporções do modelo original, mas surge com um design mais orientado para um público feminino. Os benefícios da colaboração com a Fiat resultam na introdução de uma inédita versão Diesel, na forma do 1.3 TDCi de 75 cv, o qual é acompanhado por um bloco a gasolina de 1,2 litros e 69 cv.

Espera-se ainda durante o próximo ano a introdução da mais recente evolução do Focus RS, bem como de uma versão de sete lugares do monovolume C-Max.

Hyundai
A Hyundai preparou duas novidades para 2009. São elas o ix55 e o i20. O ix55, que teve estreia mundial no derradeiro Salão de Paris, é um SUV de ­sete lugares na senda do Veracruz, comercializado apenas nos EUA, tendo sido redesenhado especialmente para o Velho Continente. 70 mm mais comprido que o conhecido Santa Fé (mede 4840 mm de comprimento), chegará ao mercado português em Janeiro, equipado com um motor turbodiesel 3.0 V6 CRDI E-VGT com 240 cv.

Também desvendado em Paris, o i20 será lançado em Portugal em finais de Fevereiro, como sucessor do Getz. Em relação ao seu predecessor, o i20 usa uma nova plataforma, o que o torna 115 mm mais comprido e 45 mm mais largo, embora mantenha a altura.

Em termos de motorizações, deverá utilizar os blocos 1.2 de 78 cv, 1.4 de 100 cv e 1.6 de 126 cv a gasolina, enquanto que a oferta Diesel é garantida pelo 1.4 de 75 cv e 90 cv, e pelo 1.6 de 115 cv. O importador ainda não adiantou os preços de comercialização. No exterior, exibe uma grelha cromada, faróis alongados para os flancos à frente e farolins traseiros verticais, bem como pára-choques, embaladeiras e retrovisores exteriores na cor da carroçaria.

Jaguar
No reino da Jaguar, agora nas mãos da indiana Tata, esperam-se boas novidades para 2009, especialmente para os amantes de desportivos. Referimo-nos ao tentador XF-R, a versão desportiva do mais recente membro da família Jaguar, destinada a ombrear com o BMW M3. Para esse efeito, o XF-R deverá recorrer a um motor sobrealimentado V8 de 5,0 litros, cuja potência deverá atingir a fasquia dos 500 cv. A data de lançamento ainda não foi confirmada, mas tudo indica que estará disponível nos principais mercados europeus antes do Verão.

Lancia
A Lancia vai continuar a expandir a recém-lançada gama Delta, avançando com duas novas versões a gasolina: a 1.8 TB de 200 cv e a 1.4 Multiair de 135 cv com sistema start & stop. Ambas têm lançamento agendado para o último trimestre do ano. Além de novos motores, a gama vai também contar com novos opcionais, incluindo o novo sistema de parqueamento assistido, denominado Magic Parking.

Mazda
O novo Mazda3 centrará, sem dúvida, as atenções no leque de lançamentos que a Mazda tem agendado para 2009. Com informações mais detalhadas nas pág. 34-41 desta edição, as versões de três e cinco portas do Mazda3 estarão disponíveis em Portugal na Primavera.

Mas o MX-5 restyled, agendado para Abril, merece também destaque, pois não só irá introduzir pequenas melhorias ao nível estético e dos padrões de qualidade no habitáculo, como irá marcar também a celebração dos 20 anos de carreira deste prestigiado roadster, estando prevista uma série especial para assinalar este feito histórico. No último trimestre, a Mazda vai, finalmente, introduzir a versão Diesel do CX-7, munida do motor 2.2 MZR-CD, a qual promete dar um novo fôlego comercial a este SUV no nosso país.

Mitsubishi
O ano de 2009 promete ser agitado para os lados da Mitsubishi. Logo no primeiro trimestre, a marca vai introduzir o novo Colt Clear TEC, que adopta um sistema Stop&Go e de regeneração de energia na travagem. Esta proposta mais ecológica será proposta com os motores 1.1 e 1.3 a gasolina. Ainda em Março, chegará ao mercado a nova versão de cinco portas do Lancer, designada Sportback, disponível com os motores 1.8 MPI e 2.0 DID.

Mas a ofensiva da Mitsubishi vai estender-se até ao final do ano. Para Setembro está prevista a inclusão do novo motor turbodiesel 1.8 de 140 cv na gama Lancer. Para o mês seguinte está agendado o lançamento do novo Lancer Ralliart com 240 cv, bem como uma nova evolução do polivalente Outlander, o qual passará a contar com a caixa sequencial desportiva de dupla embraiagem (TC-SST), semelhante à estreada no Evolution.

Peugeot
A primeira das novidades agendadas pela Peugeot para 2009 chegará a Portugal em Janeiro: o renovado 107. Alvo de algumas modificações estéticas, caso dos pára-choques e da entrada de ar, que passa a dispor de uma grelha de malhas cruzadas, no interior pontuam bancos com apoios de cabeça integrados, sistema de climatização retroiluminado e um painel de instrumentos de onde ­nasce o conta-rotações.

Em termos de motores, o 107 monta um bloco 1.0 a gasolina, que anuncia 4,5 l/100 km de consumo em ciclo misto e emissões de CO2 de 106 g /km. O motor Diesel é um 1,4 litros, com um consumo médio anunciado de 4,1 l/100 km e emissões de CO2 de 109 g/km.

Em finais de Abril surgirá em Portugal o 308 CC, com o qual a marca do leão pretende reconquistar a liderança do mercado na sua classe. No que respeita a inovações, destaque para os airbags laterais para protecção da cabeça, bacia e tórax, e para o sistema de climatização Air Wave integrado nos encostos de cabeça dianteiros. As motorizações disponíveis em Portugal serão a 1.6 THP de 150 cv, a gasolina, e a 2.0 HDI de 140 cv ou 136 cv, a gasóleo. Mais tarde chegará o 1.6 HDI de 110 cv.

Mais para o final do primeiro semestre será lançado o 3008, desvendado no Salão de Paris sob a designação Prologue e ainda sob a forma de um concept, mas cujas formas estavam muito próximas das definitivas.O novo crossover da Peugeot assenta na plataforma do 308 e pretende combinar os conceitos de berlina, monovolume e SUV numa mesma proposta. Destaque para o head-up display; alerta de proximidade face ao veículo da frente; sistema de auxílio ao estacionamento; hill-holder; travão de estacionamento eléctrico; e sistemas de navegação WIP – World in Peugeot. Em termos de motores, contará com o 1.6 THP, 1.6 HDI e 2.0 HDI.

Renault
Em plena campanha de lançamento do novo Mégane, a Renault vai ter um ano marcado pela introdução de múltiplas versões do seu familiar. Em Janeiro, os concessionários da marca vão acolher o Mégane Coupé, tendo de esperar até ao terceiro trimestre para receber o desportivo Mégane Sport e a popular carrinha Mégane Break.

Ainda para este período está agendado o lançamento das novas gamas Scénic e Grand Scénic, que complementarão a sua oferta de cariz familiar.

No meio desta ofensiva Mégane, a marca francesa vai renovar o Clio, agendado para o segundo trimestre do ano, com o intuito de combater a vaga de novidades que tem invadido a classe dos utilitários.


Seat
A Seat abre o cardápio para 2009 com o lançamento de duas novas versões do Ibiza já em Janeiro. A primeira é o desportivo Cupra, que utiliza um bloco de 1,4 litros turbocomprimido a gasolina, capaz de debitar 180 cv. A esta motorização surge associada uma caixa DSG de sete relações, que pode ser coman­dada através de patilhas no volante. A segunda versão é a Ecomotive, avaliada na página 24 desta edição.

A marca espanhola deposita também muitas esperanças no novo Exeo, concebido com base na plataforma da anterior geração do Audi A4, que chegará a Portugal em Março na forma de berlina. A gama inclui vários motores a gasolina, mas a preferência em Portugal irá decerto recair no turbodiesel 2.0 TDI, proposto nos níveis de potência de 120 cv, 143 cv e 170 cv. A versão mais acessível da gama tem um preço estimado na ordem dos 25 mil euros. Mas a gama Exeo não vai ficar por aqui, pois a marca espanhola já confirmou a introdução de uma versão Station Wagon ­para Julho próximo.

Fonte: Revista Automotor

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