domingo, 25 de janeiro de 2009

RTP, Catarro e Cia - Péssimo serviço público

Para que não fiquem dúvidas...o 1º golo do FC Porto é off-side, 10 minutos depois do dito cujo, o senhor comentador saca da "sebenta" e dá o seu veredicto (correcto). Passados alguns minutos, novo golo do FC Porto, irregular à tangente. Bem invalidado. Uma «tangente» que para os lados da Luz tinha resultado em golo para gáudio das milhões de galinhas.

Mas vamos manter a conversa ao nível do FC Porto, que é melhor. O nosso nível é o seguinte: PRIMEIROS.

Terminou a 1ª volta, e estamos em primeiros. Depois de visitar Luz, Alvalade, este Braga, e termos um calendário mais favorável na 2ª volta. Temos tudo a nosso favor.

E como chegamos aqui? Com muito trabalho. Em tão pouco tempo, e sem comprometer qualquer objectivo, Jesualdo Ferreira chegou até aqui com uma equipa-tipo e alguns jogadores em quem já confia plenamente. E até já se fala em «equipa». Confesso que nem eu - que sou optimista por natureza - estava à espera de tanto.

O jogo de Braga, então, foi um espectáculo impressionante. O Braga, para gáudio dos comentadores da RTP, começou arrasador. Mal passávamos do meio-campo, mas oportunidades dos Bracarenses, ZERO!

O FC Porto libertou-se e a partir daí, só houve uma equipa em campo. O primeiro golo foi uma grande jogada, mas estava fora-de-jogo. Os Dragões continuaram a criar perigo e marcaram o 2º. Sem espinhas. E ainda veio o tal terceiro, do qual só vimos repetição na 2ª parte.

Na 2ª parte, a mesma história. O FC Porto ia acumulando bom futebol e oportunidades, mas para os senhores comentadores, o resultado estava injusto, pasme-se!

Já falei várias vezes nos profissionais da RTP de serviço a este jogo. Fizeram um péssimo serviço público, com comentários completamente anti-FC Porto, raramente concedendo ao FC Porto o mérito daquilo que se estava a passar. Não contentes com isso, e chegados às entrevistas, perguntam a um «ex-atleta» do SLB, João Pereira, o que tinha achado do jogo. O João Pereira não fez uma única referência à arbitragem, para desespero do jornalista...

Depois foi o espectáculo de Jesualdo Ferreira, que virou as costas ao mesmo jornalista, que falou logo no fora-de-jogo no 1º golo, mas não se referiu à «tangente» no golo de Tomás Costa. Levou uma tampa à Dragão!

Claro está, faltava falar com Jesus. Não havia que arriscar...primeira pergunta: ARBITRAGEM.

Tinha de ser. Mas Jesus lá se conteve, mais uma vez para desencanto do senhor jornalista que acabou por falar mais em arbitragem do que o Jorge Jesus. Elucidativo.

E porque não falaram Jesus e João Pereira mais da arbitragem...meus senhores, eles mostraram bem a face da derrota inapelável. O FC Porto foi muito mais forte. Pode ter havido um golo irregular, mas a superioridade do FC Porto foi inquestionável.

Dá para perceber a diferença para o jogo dos Bracarenses na Luz? Claro que dá, não é? Lá foram (e são!) melhor equipa, tiveram mais oportunidades e foram escandalosamente roubados. Dá para perceber a diferença? Dá. E também pelos semblantes deles, deu para perceber.

No entanto, teremos com certeza umas capas engraçadas durante a semana, e se calhar de alguns directores de comunicação convertidos em papagaios tontos. Porventura ainda vão acusar o Portista do Salvador de ter amordaçado o Jorge Jesus!

Imaginação não faltará de certeza. Para eles, o «serviço público» prestado pelo Sr Catarro e Cia será com certeza uma boa referência.

Estamos na frente, contra tudo e contra todos.

Retirado de: www.fcporto.ws

Sem comentários:

Enviar um comentário