domingo, 30 de novembro de 2008

Contacto > Seat Ibiza Sportcoupé 1.9 Tdi Sport


Depois da carroçaria de cinco portas, a AutoMotor teve oportunidade de experimentar o Seat Ibiza SportCoupé. Inspirado no protótipo Bocanegra (85% dos genes), esta variante de três portas do modelo hispânico combina bem com o branco que veste a unidade ensaiada.

Visualmente não há grandes diferenças a assinalar. Além da supressão das duas portas, o SportCoupé distingue-se pelo facto de ser um pouco mais curto e mais baixo do que o seu “irmão”, a fim de assegurar um maior toque desportivo. Na traseira, os ombros são mais salientes e possuem um desenho distinto nos grupos ópticos, bem como o portão traseiro, também ele revisto para esta versão.

Confirma-se, de resto, a boa escolha de materiais verificada na versão mais familiar. O habitáculo é quase idêntico ao de cinco portas, registando-se apenas uma índole mais desportiva, com uma boa posição de condução. Como pontos negativos a assinalar no interior teremos a referir apenas a escassez do espaço nos bancos posteriores – e, sobretudo, o acesso aos mesmos – e a fraca visibilidade traseira, pormenor que não facilita muito determinadas manobras urbanas.


Diesel convincente

O motor eleito para este contacto foi o já “veterano” 1.9 TDI de 105 cv de potência às 4000 rpm. Sem necessidade de provar mais nada a ninguém, este Diesel casa bem com a filosofia mais desportiva do SportCoupé. Em termos dinâmicos, ganhou bastante com os trabalhos efectuados na rigidez da carroçaria, permitindo uma abordagem mais ousada em curva e uma maior agilidade de movimentos – a dieta que lhe fez emagrecer 50 kg também ajuda a um comportamento que cumpre todo o leque de expectativas.

Temos, assim, um motor ao qual não falta nunca energia, revelando sempre à-vontade, tanto em acelerações como em recuperações, para o que contribui o binário máximo de 240 Nm obtido logo às 1900 rpm – ainda que acompanhado por uma banda sonora demasiado audível…

Como resultado desta afinação mais desportiva, mais firme (e divertida), temos alguns prejuízos em matéria de conforto, devido a um eixo traseiro algo ”saltitante”. A caixa manual de cinco velocidades foi revista e optimizada, mostrando-se sempre rápida e precisa, embora justificasse, porventura, a existência de uma sexta relação.

Segundo a Seat, o SportCoupé consegue cumprir os 0-100 km/h em 10,4 segundos e está apto a alcançar uma velocidade máxima de 187 km/h, não “queimando” mais do que 4,5 l/100 km, segundo a norma de homologação em regime combinado.


Recheio completo

Todos os Ibiza SportCoupé trazem de série ESP, airbags laterais e ainda o sistema Hill Hold Assist – útil dispositivo para arrancar ou estacionar em subidas e descidas, pois, durante dois segundos, “segura” o veículo através dos travões, desde que se tenha uma mudança engrenada. Mas a versão Sport, aqui em apreço, acresce a esta lista de equipamento itens como alarme volumétrico; vidros traseiros escurecidos; recolhimento eléctrico dos espelhos retrovisores; ar condicionado Climatronic; jantes de liga leve de 17’’; pacote técnico (sensor de chuva; espelho interior anti-encandeamento; sensor de estacionamento traseiro; função coming home); bancos dianteiros aquecidos; consola multifunções com ligações USB e Aux. (compatível com iPod) – entre muitos outros. Por tudo isto, a Seat reclama 20 336 euros.

Fonte: Revista Automotor

1 comentário:

  1. Procura algo no site da Alfa romeu, o novo mito ou o brera, isso sim são carros...

    Mas este seat sport edition ta um espetaculo, assim como o seat leon fr

    ResponderEliminar