domingo, 7 de março de 2010

Dá um sinal ao Mundo desde tua casa

E se os portugueses decidissem tirar um sábado para limpar o país? A ideia parece algo onírica mas vai acontecer, em parte. Milhares de pessoas já aderiram ao Movimento Limpar Portugal num Dia, cujo objectivo é integrar o maior número de membros para, no dia 20 de Março, darmos uma “geral” à nossa floresta.

No Vale do Sousa, há membros de todos os concelhos. Felgueiras lidera com 130 pessoas, seguido de Penafiel (118), Lousada (57), Paços de Ferreira (51), Paredes (50) e Castelo de Paiva (21). Os registos são feitos no site “www.limparportugal.ning.com”, onde está disponível toda a informação de que necessita.

Paralelamente à iniciativa de 20 de Março, vários eventos decorrem e são comentados e promovidos na página online. O efeito “bola de neve” tem-se feito sentir e várias são as entidades e personalidades que dão a cara pelo projecto.

Na nossa região, um dos mais entusiastas promotores da iniciativa é Paulo Jorge Ferreira, presidente da junta de Fonte Arcada, que está presente nas redes sociais e, sempre que possível, convida à inscrição através de mensagens e breves comentários.

Este movimento surgiu de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008. À proposta “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”, em poucos dias estava em marcha um movimento cívico que conta já com cerca de mais de 17000 voluntários registados.

Neste momento já muitas pessoas acreditam que é possível. O objectivo é juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possam, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por Portugal, pelo planeta, e pelo futuro das gerações vindouras.

O projecto Limpar Portugal também está aberto a parcerias com instituições e empresas, públicas e/ou privadas, que, através da cedência de meios (humanos e/ou materiais à excepção de dinheiro) estejam interessadas em dar o seu apoio pessoal ao movimento.

Fonte: Jornal Fórum

Sem comentários:

Enviar um comentário