segunda-feira, 22 de março de 2010

Tech: Esta nova aplicação será o futuro dos jogos

Já toda a gente sabe que a tecnologia 3D veio para ficar. O que ainda não se sabe é a data exacta em que toda a gente terá acesso a essa tecnologia.

Jogar algum título recorrendo à tecnologia 3D, requer o dobro de framerate para dar a mesma impressão de fluidez a que estamos acostumados, já que o computador terá que processar uma frame para cada olho, em vez de um para os dois. Por exemplo, um título jogado a 40 frames por segundo num computador normal, rodaria a 20 se fosse na versão 3D. Para isso acontecer, neste momento, é necessário despender uma enorme quantia de dinheiro em equipamentos capazes de nos dar a melhor qualidade possível, quer de processamento, quer de visualização.

Para aqueles para quem o PC não é uma máquina de jogos, as notícias são boas.Tanto a PS3 como a Xbox 360 vão, num futuro próximo, ser capazes de reproduzir títulos em 3D. Vão ser desenvolvidas aplicações e firmware que vão conferir às consolas capacidades idênticas às dos mais poderosos PCs. No entanto, não vai adiantar de nada ter uma PS3, ou uma Xbox 360 se não se tiver uma TV HD 3D, com suporte HDMI 1.4 para poder usufruir inteiramente desta tecnologia.

A tecnologia 3D faz os jogos parecerem mais reais do que antes. Com o Project Natal, a Microsoft será capaz de fazer head tracking, ou seja, os movimentos da nossa cabeça ditarão a direcção para onde olhamos no ambiente de jogo. Esta nova aplicação, a ser lançada ainda este ano, combinada com a tecnologia 3D, será o futuro dos jogos.

E, embora esta tecnologia esteja longe de se tornar barata, se quiser e puder, tem a possibilidade de experimentar as sensações do 3D através de títulos como Metro 2033 e no futuro de títulos desenvolvidos pela Epic Games, que já anunciou que o Unreal Engine será compatível com 3D.Basta um PC com uma placa gráfica topo de gama e um monitor de 120Hz para poder jogar títulos em 3D. E se o monitor não o satisfizer, pode sempre adquirir a nVidia 3DTV Play, que permite ligar o PC a uma televisão 3D.

Assim, das duas uma, ou tem dinheiro suficiente para adquirir uma máquina suficientemente potente para suportar a tecnologia 3D, ou então vai ter de esperar mais algum tempo, até que esta tecnologia seja lançada para as consolas da Terceira Geração.

Escrito por Abílio Diz para blog OVerdadeiroPortugal e Jornal Fórum

Sem comentários:

Enviar um comentário