sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Apresentação: Novo BMW Série 7



A BMW lançou um carro com um browser integrado para navegar na Internet.

A PC Pro noticia que os donos de um BMW Série 7 já podem navegar na Net, confortavelmente sentados no banco do condutor. A ligação à Net é feita via EDGE, e a interface é acedida através de uma roda “clicável” que fica ao lado da manete das mudanças. O sistema iDrive assenta, ainda, num ecrã LCD com 10,2 polegadas e uma resolução de 1240x420 pixéis, e num disco rígido de 80GB capaz de armazenar filmes, música e mapas descarregados da Google.

Para assegurar que os condutores não se distraem demasiado enquanto conduzem a BMW incluiu um conjunto de sistemas de segurança nos carros, incluindo cruise control guiado por laser e câmara de visão nocturna que consegue prever a probabilidade de os peões atravessarem a estrada.

Apresentação do BMW Série 7

Primeiro a apresentação estática, depois um breve contacto dinâmico na pista de Miramas, em França. Agora, foi altura de o Série 7 ser oficialmente apresentado, antes do início de comercialização, que acontece já no dia 20 de Novembro.

Foi em Dresden, cidade que pertencia à extinta RDA, que a AutoMotor teve oportunidade de conduzir o luxuoso topo de gama da BMW, num misto de estrada nacional com alguns troços de auto-estrada.

Para já, a gama vai contar com três versões: 740i, 750i e 730d. No entanto, vão também estar disponíveis versões longas, 740Li e 750Li, com 14 cm adicionais no comprimento, para quem pretende usufruir do supra-sumo do conforto nos bancos traseiros.

No exterior, a grelha habitual, com a forma clássica do duplo rim, é o principal elemento que salta imediatamente à vista pela generosidade da sua dimensão, ocupando praticamente metade da altura do pára-choques. Os faróis estão mais esguios e o conjunto parece dar uma expressão “zangada” à face do Série 7, como quem cerra os dentes para lançar o seu ataque. A traseira prima pela elegância e é, na nossa opinião, a secção mais atraente deste familiar de luxo.

Quando se acede ao interior, é impossível evitar o deslumbramento pelo requinte de cada pormenor ou pelo tacto convidativo dos mais diversos materiais e revestimentos, para não falar da comodidade dos bancos com múltiplas regulações eléctricas.


Qualquer lugar a bordo do Série 7 é fabuloso. Na versão longa, o banco de trás é tentador, mas nós preferimos o assento do comandante...

Durante a apresentação também fomos convidados a viajar no banco traseiro da versão longa, e o nível de conforto também é difícil de classificar. Regulações eléctricas dos assentos refrigerad os e aquecidos; climatização totalmente independente; ecrãs com conexão individual (cada um dos passageiros pode assistir a um filme diferente); comando do i-Drive (navegação, rádio, TV, etc.); isqueiros; cortinas; compartimentos de arrumação; e até um apoio para os pés, são tudo mimos oferecidos a quem viaja neste lugares. E claro que muitos deles são opcionais quase obrigatórios...

Sentados ao volante, temos a ideia de estar aos comandos de um 7...47. A envolvência dos bancos, ou o aspecto de todo o tablier, onde se encontram o painel de instrumentos e o ecrã de maior dimensão, encantam os sentidos de qualquer um. Junto ao braço direito do condutor encontra-se o comando da caixa que regressou a esta zona (o anterior era junto ao volante), e a “bola” que controla o i-Drive é agora acompanhada por alguns botões de atalho e por um cursor na zona superior. Uma aproximação ao sistema MMI da Audi, provavelmente derivada de algumas queixas de clientes na utilização deste sistema. Pela nossa parte, continuamos a defender que era o mais intuitivo entre os modelos premium alemães. Manias...

Sofá sobre rodas
Na dinâmica, o que parecia difícil de superar foi conseguido, ou seja, um familiar com mais de cinco metros, ultra confortável, mas com uma variação nas leis de amortecimento (Confort, Normal, Sport e Sport+) que podem aumentar muito o entusiasmo da condução. Agilidade, conforto e eficácia é o triângulo das bermudas do Série 7. Tudo acontece dentro deste domínio.


No modo Sport+, a intervenção do controlo de estabilidade é limitada, a direcção adopta um feeling mais directo, a caixa torna-se consideravelmente mais rápida e as reacções ao pedal do acelerador são imediatas. Tudo graças ao sistema Dynamic Damp Control, que a BMW afirma ser o primeiro em que os momentos de carga e rebound dos amortecedores são ajustáveis de forma contínua e independente em cada roda.

Como se não bastasse, o Série 7 oferece ainda, em opção, o novo Integral Active Steering, que mais não é do que um sistema de quatro rodas direccionais, em que as traseiras podem girar até 3°. A baixa velocidade, a rotação acontece na direcção oposta às da frente, mas, a partir dos 60 km/h, as rodas traseiras acompanham o sentido da trajectória.

Mais novidades? Além do avisador do abandono involuntário da faixa de rodagem, com luzes nos retrovisores e vibração no volante; das duas câmaras nos painéis laterais dianteiros para manobras com visibilidade reduzida; do sistema de visão nocturna (Night Vision) com detecção de seres vivos; da função massagem nas costas dos bancos traseiros; e da evolução do sistema de navegação Profissional, não há nada que já não fosse conhecido do modelo anterior.

Nesta apresentação, tomámos contacto com o 730d, equipado com um motor 3.0 de seis cilindros em linha, agora com 245 cv e com o soberbo (e politicamente incorrecto...) 750i, que aloja sob o capot um V8 de 4,4 litros biturbo com injecção directa, que desenvolve 407 cv. Como é óbvio, a versão a gasolina impressiona pela forma displicente com que move as duas toneladas de peso, apesar de o Diesel se encontrar sempre à altura daquilo que se exige a um automóvel deste escalão. Basta olhar as prestações na ficha técnica para perceber a que nos referimos.

O preços começam nos 102 210 euros da versão 730d e vão até aos 129 263 euros no caso do 750Li com 5,21 metros de comprimento. Uma coisa é certa, se pretende um familiar deste segmento e não abdica do volante nas mãos, o Série 7 foi, realmente, feito para si.

Fonte: Revista ExameInformatica e Revista Automotor

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