Nós percebemos o entusiasmo dos Sportinguistas pelo facto de, pela 1ª vez, terem ultrapassado a fase de grupos da Champions League. É notícia!
Em contraste, não é notícia o FC Porto passar essa mesma fase. É normal. Toda a gente - nós, e a Europa - sabe disso.
No dia a seguir a uma importante vitória do FC Porto em Kiev, e que é um bom passo para o futebol Português poder ter...2 representantes nos 1/8 de final da prova, o jornal Record publica esta 1ª página: «Sporting bate recordes, nunca uma equipa Portuguesa se qualificou tão depressa».
Volto a repetir: percebo o entusiamo dos Sportinguistas, continuo é a não perceber como é que o mesmo sentimento impeça o dito jornal de ser objectivo e de, pelo menos, ser exacto nas suas afirmações. Dizer que o Sporting bate recordes numa prova onde raramente está já é um disparate, já para não falar na tentativa bacôca e provinciana de diminuir o único representante forte que Portugal tem tido na prova. É que, ainda por cima...a afirmação está ERRADA.
Cada um lê e/ou «consome» o que quiser, mas factos são factos. Eles aqui estão: o melhor arranque e apuramento mais rápido de uma equipa portuguesa para a fase seguinte foi protagonizado pelo FC Porto em 96/97.
Sem mais demoras, aqui vão os FACTOS:
1ª Jornada: Milan-FCP 2-3, IFK-Rosenborg 2-3
Classificação: FCP 3, Rosenborg 3, Milan 0, IFK 0
2ª Jornada: FCP-IFK 2-0, Rosenborg-Milan 1-4
Classificação: FCP 6, Milan 3, Rosenborg 3, IFK 0
3ª Jornada: IFK-Milan 2-1, Rosenborg-FCP 0-1
Classificação: FCP 9, Rosenborg 6, Milan 3, IFK 0
4ª Jornada: Milan-IFK 4-2, FCP-Rosenborg 3-0
Classificação: FCP 12, Milan 6, Rosenborg 6, IFK 0
O FC Porto ficou apurado aqui mesmo. E com um registo de 4 vitórias, uma delas alcançada em...Milão. Foi igualmente o melhor arranque de sempre de uma equipa portuguesa na prova.
Aqui ficam os factos, longe das primeiras páginas, como é óbvio...
Sem comentários:
Enviar um comentário